Unicef certifica Unidades de Educação e Saúde em Belém e outras cinco capitais como Amigas da Primeira Infância

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) certificou nesta quinta-feira (26) 235 unidades básicas de saúde e de educação infantil como Unidades Amigas da Primeira Infância (UAPI). A proposta é contribuir com seis capitais brasileiras – Belém, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís e Fortaleza – na promoção de serviços públicos de excelência para a primeira infância, definida pela entidade uma oportunidade única para o desenvolvimento da criança.

“Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida para que as crianças desenvolvam o seu máximo potencial”, avaliou a oficial de Primeira Infância do Unicef no Brasil, Maíra Souza.

De acordo com o Unicef, todas as 235 unidades certificadas registraram importantes melhorias nos indicadores de saúde, com destaque para um aumento de 40,2% no percentual de crianças imunizadas e 22,6% na prevalência de crianças até 6 meses em aleitamento materno exclusivo.

12 escolas, 7 Unidades de Saúde e 1 CRAS já certificados em Belém

Ao todo, 20 escolas e 13 UBS participaram do processo desenvolvido pelo Unicef, que durou 18 meses e foi composto por inscrição, monitoramento e avaliação, formações, intersetorialidade e a última avaliação.

No último mês de agosto, 12 unidades escolares foram certificadas com o selo Amiga da Criança, resultado do investimento expressivo da Prefeitura de Belém por uma educação de qualidade, integral e inclusiva. Já entre as Unidades de Saúde, foram sete as verificadas com o selo, além do CRAS do Jurunas.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, destacou a importância da Prefeitura participa da rede das Uapis, “por ajudar a aperfeiçoar as ações voltadas às crianças até 6 anos de idade, sob a orientação do Unicef, um compromisso particular em trabalhar políticas públicas para a garantia de direitos do público infantil”. Ele completa, afirmando que as Uapis “é mais um desafio para as equipes da Prefeitura que lidam com saúde, educação e assistência, para avançar nas agendas dos nossos meninos e meninas e suas famílias”.

Unidades de Básicas de Saúde (UBS) Certificadas:
UBS Canal da Pirajá
UBS Conjunto Providência
UBS Maracajá
UBS da Ilha do Combu
UBS Satélite
UBS Quinta dos Paricás
Estratégia de Saúde da Família do Fidelis (Outeiro)

Escolas Municipais Certificadas:
EMEI Lúcia Soares Castro
EMEI Professora Lúcia Raimunda Guerreiro
EMEI Nosso Lar
EMEI Pratinha
EMEI Professora Angèlica dos Santos Paiva
EMEI Venuzina Maria de Souza
EMEI Jaime da Costa Teixeira
Escola Luzmarina de Melo Muniz
Anexo Santo Antônio da Escola de Educação no Campo Sebastião dos Santos Quaresma
EMEI Cotijuba
EMEIF de Educação do Campo Monte Monte
EMEI Erê.

Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) certificado:
CRAS Jurunas

Com informações de Agência Brasil e Agência Belém

Deixe uma resposta