Cop 30: encontro discute investimentos no setor de turismo em Belém

Fotos: Madson Souza/ Agência Belém

A Prefeitura de Belém, por meio do Comitê Municipal da COP 30, participou de reunião para tratar de investimentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) direcionados à realização da COP em Belém, em 2025. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos do Governo do Estado, nesta terça-feira, 31.

A representante da coordenação do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Marinor Brito, e Ana Santiago, da Secretaria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), estiveram presentes, além dos representantes do BNDES, do Governo do Estado e do setor empresarial.

O BNDES relatou os encaminhamentos em relação ao plano de captação e de investimentos direcionados para a COP em Belém, para financiar projetos e obras, como o Complexo dos Mercedários, serviços de saneamento, compra e oferta de ônibus para a cidade, entre outras ações.

O banco tem sido parceiro da Prefeitura de Belém e do Governo do Estado, no sentido de direcionar oportunidades de créditos para a capital e região metropolitana. Um exemplo desses esforços é a parceria firmada com o Ministério do Turismo e a abertura de diálogos com diversos agentes financeiros, como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Crefisa, Sicoob, Siscred, além da busca de diálogos com investidores locais, como BASA e Banpará, para tratar de frentes de investimentos em obras e processos (saneamento, mobilidade,  qualificação profissional, geração de renda, cultura, etc), que ajudem a cidade a se preparar e ter condições de receber pessoas do mundo todo, no maior evento sobre mudanças climáticas do planeta; e também obras, que vão ficar como legado para quem nasceu ou escolheu viver em Belém, e para os turistas.

Os representantes do BNDES informaram que as negociações estão sendo feitas por meio da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), para unificar uma política de crédito, que pode chegar aos R$ 200 milhões, e o empenho em gerir processos de investimentos com menores taxas de juros, abaixo da taxa selic, que chega a 9,5%.

Encontro positivo

Marinor Brito, representante da coordenação do Fórum Municipal sobre as Mudanças Climáticas, fez uma avaliação positiva da reunião e das perspectivas de crédito para investimentos no setor de turismo em Belém. “A expectativa da Prefeitura é muito positiva em relação ao papel que o BNDES está exercendo para facilitar, junto aos bancos investidores, créditos mais baixos, para investimentos em infraestrutura, maquinários e equipamentos e capital de giro para atender a cadeia produtiva do comércio turístico e melhorar as condições de Belém para a COP 30”, explicou Marinor Brito.

Evento

Nos dias 22 e 23 de novembro há agenda de evento, no Hangar, com meta de 500 pessoas participantes do setor turístico, representantes do setor empresarial, dos governos municipal e estadual. No evento, haverá uma mesa específica sobre a participação do BNDES, dos agentes financiadores e os projetos vinculados à preparação para a COP 30 em Belém. Além de exposições, haverá momentos para conversas e negociações entre agentes empresariais do setor com financiadores sobre pautas específicas de crédito.

Texto:  Madson Sousa, via Agência Belém

Uma resposta para “Cop 30: encontro discute investimentos no setor de turismo em Belém”

  1. Parabéns a Prefeitura e Tbm ao Sr Prefeito Edmilson Rodrigues.
    Pela sua Luta em Melhorar Belém.

Deixe uma resposta