Foto: Joyce Ferreira/ Comus
Os representantes do Fórum das Cidades Amazônicas elegeram na tarde desta quinta-feira, 9, como presidente da entidade, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. O Fórum é uma representação do governos amazônicos dos nove países que compõem a Pan-Amazônia.
O encontro dos participantes do Fórum foi realizado de forma on-line e teve como pauta a leitura do Regimento Interno da entidade e a eleição do presidente e de dois vices-presidentes para o biênio 2024-2025.
A leitura do Regimento (contendo toda a disposição do Fórum) foi feita pelo titular da Coordenadoria de Relações Internacionais de Belém (Corint), Luiz Arnaldo Campos. Após a aprovação do documento, foi feita a eleição para o presidente, com o prefeito Edmilson Rodrigues eleito por unanimidade.
Agenda de desenvolvimento sustentável
“Avançarmos em uma agenda voltada ao desenvolvimento urbano e sustentável da Amazônia: é disso que trata o Fórum. Ele que foi realizado como parte da Cúpula Amazônica em agosto deste ano. Os nove países tiveram representantes municipais também para pensarmos juntos estratégias de desenvolvimento para uma Amazônia rica em biodiversidade e diversidade populacional”, comentou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Fico honrado com essa presidência e vamos em busca dessa conjuntura positiva para a Amazônia”.
Também foram eleitos dois vices-presidentes por aclamação, a prefeita da cidade de Cobija, na Bolívia, Ana Lúcia Reis, e o prefeito da cidade peruana de Mayanas, Germam Vladimor Chong. Ambos trabalharão em conjunto com o presidente do Fórum em favor das cidades amazônicas.
“Eu aceito essa vice-presidência para trabalhar junto com todos vocês. É uma grande honra fazer parte dessa equipe e fico feliz com a sua presidência, prefeito Edmilson, e com toda a experiência que o senhor tem para nos ajudar”, comentou Ana Lúcia Reis.
O também vice-presidente do Fórum, Germam Vladimir, ressaltou a importância de debater a região amazônica. “Me sinto muito satisfeito e grato pelo apoio desse Fórum, essa iniciativa inédita para empoderar a nossa agenda amazônica”.
Participaram da reunião os prefeitos e prefeitas das cidade de Barcarena, Santarém, Rio Branco (AC), e dos municípios dos vários países, como Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.
Fórum
O Fórum de Cidades Amazônicas é o órgão de representação dos governos locais amazônicos junto à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Tem o objetivo baseado na Carta de Belém, documento que estabelece as bases da cooperação e articulação entre as cidades amazônicas, no sentido do desenvolvimento sustentável.
A entidade é composta por municípios amazônicos que integram os países membros do Tratado de Cooperação Amazônica, escolhidos segundo critérios definidos no presente Regimento.
O Fórum tem como objetivo promover a urbanização sustentável na Amazônia, com foco para a gestão e o planejamento urbano, bem como aspectos relacionados à infraestrutura, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, desenvolvimento econômico, inclusão social, gestão sustentável de resíduos, água e saneamento, combate ao desmatamento e queimadas, entre outros.