Rede municipal de educação recebe kits de obras de autores paraenses para serem usados em sala de aula

Fotos: Luis Miranda/ Semec

“As armas não constróem o mundo novo, quem constrói são homens e mulheres apaixonados pelos livros, que voam e produzem a felicidade”, saudou a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, que agradeceu à Fundação Cultural do Pará o repasse para a Semec de 34 kits, contendo 400 livros de autores paraenses, cada, através do edital de chamada pública 08/2022.

A cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta quinta-feira, 9, na Escola Municipal Benvinda de França Messias e foi organizada pelo Sistema Municipal de Bibliotecas Escolares (Sismube).

“Não são só livros que estamos recebendo. São livros de escritores paraenses, de editoras paraenses, que vão ajudar a amazonizar nossas bibliotecas e nossa educação no município”, completou Araceli Lemos.

Acervo – Os novos kits fazem parte do segundo lote de entrega, o primeiro aconteceu em 2022, quando a Semec recebeu 44 kits, com 600 livros cada, também de autores paraenses. Todas as obras passam a compor o acervo das 82 bibliotecas escolares e 75 baús das histórias das escolas municipais.

“Foi um trabalho árduo para mais uma conquista da educação municipal para fortalecer os projetos de leitura, especialmente dos autores e autoras paraenses”, comemora a coordenadora do Sismube, Andréa Cozzi.

Valorização dos autores regionais

O poeta e  escritor Antônio Juraci Siqueira, que possui mais de 80 livros publicados, integra a lista de autores que compõe o acervo dos kits. Para Juraci, essa parceria da Prefeitura Municipal com a administração estadual de valorizar os escritores paraenses é muito boa porque divulga e faz circular as obras.

“É excelente essa atitude de valorizar nós escritores paraenses. É tudo que a gente precisa, divulgação e circulação das nossas obras entre os leitores”  comemora Juraci.

Incentivo – Na Escola Municipal Vanda Célia o estudantes estão ansiosos pela chegada dos novos livros. A escola já tem um trabalho muito grande em incentivo à leitura e produção de livros dos próprios estudantes.

” Na escola tá uma alegria total, temos muitos projetos de incentivo à leitura. Agora com esse referencial teórico regionalizado vai ajudar muito os nossos estudantes ” assegura o diretor da Escola Municipal Vanda Célia Alerrandeson Pinom.

O presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, informou a instituição tem outros editais que podem ajudar o desenvolvimento da educação dos municípios e ressaltou a alegria em colaborar com os escritores paraenses, que servem de referência para muitos estudantes.

“A gente fica muito feliz, porque faz muita diferença uma criança ler um livro de um autor que mora bem perto dela. Isso incentiva e mostra que ela é capaz de fazer também “, comentou Thiago Miranda

Texto: Luis Miranda, via Agência Belém

Deixe uma resposta