Professor Fernando Teixeira da Silva, e a professora de Arte, Lucienne Ellem Martins Coutinho concorrem ao cargo de direção da Escola Nestor Nonato (Fotos: Luis Miranda/ Smec)
Quem chega à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIF) Nestor Nonato Lima, que fica no coração do bairro da Condor, respira democracia e participação. Lá, a campanha para eleger a nova direção está envolvendo toda a comunidade escolar: pais, mães, estudantes e professores.
Tem panfleto, rodas de conversa e debates entre os candidatos que pleiteiam o cargo, o coordenador da UP Osvaldo, vinculada à Nestor Nonato, Fernando Teixeira da Silva, e a professora de Arte, Lucienne Ellem Martins Coutinho. Nesta terça-feira, 14, vai ocorrer o quinto e último encontro para debater temas que tratam das ações pedagógicas, gestão e projetos desenvolvidos da escola.
Esse clima de campanha se espraiou por todas as unidades de ensino da rede e inspirou o sentimento de participação ativa e de pertencimento àquele território. Depois de 20 anos ausente desses espaços, processo de eleição direta para a função de Direção Escolar da rede municipal de Educação foi resgatada mediante a Portaria Nº 2.213, de 28 de setembro de 2023, conforme a diretriz que norteia a administração municipal para assegurar a gestão democrática nas escolas. A eleição será realizada nos dias 16, 17 e 20 deste mês.
“É rico, muito democrático e participativo, porque aqui contamos com todas as pessoas. Um ponto ímpar da atual gestão, por garantir esse processo transparente e com a participação de toda a comunidade escolar”, avalia a candidata Lucienne.
Com atuação há 10 anos na rede, o candidato Fernando Teixeira da Silva afirma que sempre buscou a autonomia nas unidades educativas. “Esse momento é singular em nossas vidas, isso só se consegue por meio de uma gestão democrática. Hoje há caminhos para isso, um deles é ter a eleição de diretores”, opina.
O estudante Juan Cristian, de 13 anos, está entusiasmado porque terá voz e voto para decidir quem vai dirigir a escola nos próximos dois anos. “É uma experiência maravilhosa poder participar desses debates e da eleição”, destaca. A opinião dele é compartilhada por Lucas, que também estuda na Nestor Nonato. “Ótima oportunidade de fazer uma escolha para o melhor da nossa escola”.
Para o diretor da escola, Vagner Ayami, a gestão democrática é um princípio da educação pública de qualidade. “A expectativa desse processo é gerar aprendizagens para nossos estudantes e fazer deles protagonistas na escolha de seus gestores. Estamos oportunizando aulas sobre gestão e democracia na escola e todos sairão conscientes do seu papel como cidadão”
Parque Amazônia
Na Escola Parque Amazônia, na Terra Firme, também haverá debate nesta terça-feira, 14, nos turnos da manhã e da tarde para garantir a participação maciça dos eleitores. A atual diretora, Maria do Socorro Trindade; e Gleyce da Silva Nascimento concorrem ao cargo. “A gestão tem essa característica de participação social, de ter essa escuta sensível junto à comunidade”, destaca Socorro.
A professora Suely Vasconcelos, que atua nas salas de recursos multifuncionais, acredita que o mais importante na hora de votar é conhecer quem tem uma trajetória de luta em favor da escola e do seu entorno, um gestor realmente preocupado com o bem-estar da comunidade escolar, porque aqui não apenas trabalhamos, também construímos laços de amizade e de afeto”, pontua.
Na EMEIF Alzira Pernambuco, a diretora Roseana Rodrigues Siqueira é candidata única. “Será um momento novo na minha trajetória de 29 anos de magistério, dos quais 12 na rede municipal, e importante para todos nós”. Neste caso, os eleitores terão que referendar o nome da Roseana para a permanência dela no cargo.
Se o nome de Rosane não for referendado pelos eleitores, a secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, vai deliberar a melhor solução para a comunidade escolar.
Texto: Silvia Sales, via Agência Belém