O Ministério da Saúde e a Prefeitura de Belém pactuaram um planejamento na área da saúde no âmbito da COP-30, levando em consideração as necessidades históricas da população de Belém. São cinco projetos estruturantes voltados para melhorar a saúde na capital.
Um deles é o E-Sus Metropolitano, no qual os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde de Belém contarão com um prontuário eletrônico unificado do sistema e-SUS APS. Com a tecnologia será possível disponibilizar integralmente os dados dos prontuários de atendimentos anteriores dos pacientes, em qualquer unidade de saúde da rede municipal. A implantação da tecnologia desenvolvida pelo Ministério da Saúde em Belém é pioneira em todo o Brasil.
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
Ministério oferece curso para uso do e-SUS Atenção Primária
Com o objetivo de treinar os profissionais das equipes de atenção primária à saúde que utilizam o e-SUS APS, já está disponível online o curso Educa e-SUS APS. O conteúdo foi desenvolvido a partir de trilhas formativas, que são cursos para os profissionais que utilizam os sistemas do e-SUS APS, de acordo com sua formação acadêmica e atividade profissional.
O curso Educa e-SUS APS foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, a fim de ofertar formação permanente, apoio à gestão da saúde e prestação de cuidado, a partir da tecnologia.
Como fazer o cadastro
O profissional deve acessar o link: https://educaesusaps.medicina.ufmg.br. O acesso é facilitado pelo credenciamento na rede gov.br. Em caso de dúvida, a plataforma dispõe de um assistente virtual EDU e também de email para contato: educaesusaps@medicina.ufmg.br.








