A ilha de Cotijuba é uma das 42 ilhas que integram o arquipélago de Belém, é um lugar de belezas naturais, praias e é procurada por quem deseja um contato maior com a natureza. Contudo, esse espaço que deveria ser cuidado, passou por inúmeros anos de abandono por parte das administrações públicas anteriores. Muitas são as reclamações dos moradores e comerciantes da ilha por conta das deficiências na estrutura, como saneamento básico, saúde, educação e transporte, que estão entre as queixas mais frequentes.
Sabendo disso, o Agente Distrital Regional, Maikken Souza, e o chefe da divisão das ilhas, Luiz Nunes, estão ouvindo os moradores de Cotijuba e fazendo as primeiras intervenções emergenciais. Segundo Luiz Nunes, a ilha possuia um trator que estava em processo de sucateamento por falta de peças, assim que a nova gestão assumiu, o trator já foi consertado e agora está na ativa dando suporte nas muitas ações que estão sendo realizadas como capinagem, roçagem e retiradas de entulhos.
Ainda segundo Luiz Nunes, muitas outras ações estão sendo planejadas em muitos aspectos para melhorar a vidas das pessoas: “Vamos fazer a retomada de obras inacabadas pela gestão passada como a reforma do trapiche, pavimentação de bloquete e os flutuantes que estão sucateados, estes são alguns projetos que estão a caminho de serem executados, nossa intenção é tornar a Ilha de Cotijuba um lugar digno de morar, trabalhar e visitar”.