Bora Belém começará a partir de março, afirma Alfredo Costa, presidente da Funpapa

Em entrevista ao Bom Dia Pará, nesta segunda-feira (15), o presidente da Fundação João Paulo XXIII (Funpapa), Alfredo Costa, informou que o programa de renda cidadã Bora Belém, começará a partir do mês de março, beneficiando as primeiras famílias. “Inicialmente, serão beneficiadas as famílias que estão em extrema vulnerabilidade social, e fora dos programas de transferência de renda do governo federal, ou seja, as que não estão no programa bolsa-família. Em Belém, mais de 22 mil famílias estão enquadradas nesses critérios e compõe o público-alvo do Bora Belém.” Segundo ele, esse número será atingido gradativamente.

Segundo Alfredo Costa, o estudo está sendo feito baseado no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, com as famílias que estão na extrema pobreza e na pobreza, a maioria delas chefiadas por mulheres, situação aprofundada pela pandemia, pela crise econômica e pelo fim do auxílio emergencial. Essas famílias estão enquadradas nos critérios e começarão a receber a partir de março. O presidente observou que quem já está cadastrado no Cadastro Único não precisa refazer o cadastro.

A previsão é que as pessoas recebam o benefício por um ano, podendo se estender, a depender da vulnerabilidade social das famílias. Mas além do Bora Belém, os beneficiários poderão ter acesso a outros benefícios, como por exemplo, o financiamento pelo Banco do Povo, para criação de cooperativas e outras inciativas, para que tenham garantida uma porta de saída e voltem a viver com dignidade. Esse é o objetivo principal do Bora Belém.

A ideia é que no início de março, essas informações estejam disponibilizadas no portal da prefeitura e da Funpapa.


Bora Belém
Com recursos que totalizam cerca de R$ 60 milhões, a serem divididos igualmente entre o governo do Pará e a Prefeitura de Belém, o “Bora Belém” é um programa de renda básica de até R$ 450 destinado a pessoas em situação de extrema pobreza.

Cadastro Único
O Cadastro Único para Programas Sociais ou CadÚnico é um instrumento de coleta de dados e informações que objetiva identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país para fins de inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda.

Redação: pontodepautapara@gmail.com

4 respostas para “Bora Belém começará a partir de março, afirma Alfredo Costa, presidente da Funpapa”

  1. Meu bolsa família ao de aumentar só reduziu 😔
    Nem esse bora Belém ainda não vi a cor
    Como e que pode uma mãe com 3 filhos desempregada viver com 130 com todo esse aumento que está tendo
    Eu recebia 219 pensei que iria ter aumento com programa bora Belém
    Aí só reduziu 😔
    E não foi só comigo
    Foi com todas as mães de família

  2. O meu bolsa família era 310 diminui para 240, e só com essa quantia que sobrevivo e crio trez netos. Não tenho mais nem uma renda.

  3. Prefeito vc poderia olhar um pouco mais pros beneficiários do bolsa familia eu tenho dois filho ganho 171..vc achar que isso da pra manter ..a maioria que recebe nao passa de 200..tudo ta caro …nao adianta darem auxilio e os preços continuarem subindo

Deixe uma resposta