As Fake News são postagens e notícias falsas sobre alguém com o objetivo de trazer problemas à imagem das vítimas. Isso é um ato criminoso e passível de punições criminais. A Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS) sofreu recentemente com mentiras postadas em uma rede social por um perfil de caráter anônimo.
A referida postagem alega que a Agência havia contratado dez funcionários do município de Santa Bárbara para atuarem como garis em Mosqueiro, numa clara tentativa de causar um mal estar entre os habitantes da ilha e a gestão. Acontece que a ADMOS esclareceu em nota que todos os contratados são da ilha de Mosqueiro, e que não faz deslocamento de colaboradores. Ressalta, ainda, que essas mentiras são tentativas de desestabilizar o ambiente de trabalho e informa que as medidas judiciais cabíveis serão tomadas
Sobre a divulgação de notícia falsa:
Art. 287-A – Divulgar notícia que sabe ser falsa e que possa distorcer, alterar ou corromper a verdade sobre informações relacionadas à saúde, à segurança pública, à economia nacional, ao processo eleitoral ou que afetem interesse público relevante.
Pena – detenção, de seis meses a dois anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.
§ 1º Se o agente pratica a conduta prevista no caput valendo-se da internet ou de outro meio que facilite a divulgação da notícia falsa:
Pena – reclusão, de um a três anos, e multa, se o fato não constitui crime mais grave.
§ 2º A pena aumenta-se de um a dois terços, se o agente divulga a notícia falsa visando a obtenção de vantagem para si ou para outrem”.
Fonte: ADMOS