Covid-19 chega aos mais jovens em Belém

No momento em que o aumento de casos de Covid-19 provoca lotação em hospitais públicos e privados do país, médicos relatam uma mudança no perfil desses pacientes nas UTIs. Em geral, estão chegando pessoas mais jovens, entre 30 e 50 anos.

Fila de pessoas para receber atendimento na Policlínica Metropolitana, no Mangueirinho, nesta quarta-feira (3). Foto: Página Belém Trânsito, Facebook. postada por @carlos_brit8

Durante a coletiva de imprensa para anunciar as novas medidas de segurança sanitária no Pará, na noite de terça-feira (2), o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, fez uma alerta sobre a situação. “A informação é de que, cada vez mais, as novas cepas adoecem os mais jovens, e muito rapidamente. A letalidade está sendo comprovada, atingindo gente com menos de 40 anos. São jovens que estão morrendo”.

Especialistas consideram que os jovens tendem a se aglomerar mais, indo à festas, eventos e bares, por exemplo. Com isso, aumenta o número de casos. Como normalmente os jovens não têm comorbidades ou problemas prévios de saúde, eles demoram mais para buscar atendimento médico e costumam chegar ao hospital em um estágio mais avançado da doença.

Edmilson também comentou sobre a dificuldade de manter a linha de ampliação de leitos na capital. “Nós não estamos mais conseguindo comprar leitos de hospitais privados, muitos querem colaborar, mas também chegaram ao limite. Tem gente com muito dinheiro que não está conseguindo leito de UTI nas redes privadas” Esta é a situação real.”

O número de internações de pacientes com essa faixa de idade quase dobrou em alguns hospitais nos últimos dois meses, segundo a médica intensivista Suzana Lobo, presidente da Amib (Associação de Medicina Intensiva Brasileira).

“Não foi realizada uma pesquisa, mas o que observamos é que vem aumentando o número de jovens [internados por conta da covid-19], e médicos do Brasil relatam esse aumento”, conta.

Com informações da Folha de São Paulo

Redação: pontodepautapara@gmail.com

Deixe uma resposta