Edmilson anuncia restauração do Espaço Altino Pimenta

Depois de uma solicitação feita pela Secretaria Municipal de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), o prefeito Edmilson Rodrigues esteve na manhã desta quarta-feira, 3, visitando as dependências do Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta. Localizado na Avenida Doca de Souza Franco, o Espaço foi vistoriado por uma equipe da Sejel no início de fevereiro, quando foi constatado o estado de abandono.

A visita técnica do prefeito foi acompanhada pelo vice-prefeito Edilson Moura, pela secretária de Esporte Juventude e Lazer, Carolina Quemel, o diretor-geral da Sejel, Thiago Costa, o chefe de gabinete, Diego Carvalho, o presidente da Funpapa, Alfredo Costa, Sandra Valente, diretora-geral da Funpapa, Érica Ferreira, coordenadora do Departamento de Educação Física da Semec, Walmir Freire, diretor-geral da Semec, José Andrade Rayol, do comitê de obras da Prefeitura, e Walmir Freire, diretor-geral da Semec.

“Essa visita me causa tristeza pelo abandono do lugar, mas ao mesmo tempo, a obra, apesar de ter mais de 20 anos, em termos de estrutura não foi afetada. Encontramos problemas no piso e na caixa d’água. Ainda este ano, por ocasião do centenário de Altino Pimenta, nós voltaremos a homenageá-lo com a reinauguração do espaço. O que propus à Sejel é que deixemos a juventude ocupar esse espaço, como instrumento de combate à violência e inclusão social. Nós podemos aqui, inclusive, baseado na obra do Altino Pimenta, ter painéis artísticos, uma grande reinauguração com atividades musicais”, disse o prefeito Edmilson Rodrigues.

“Isso aqui é um espaço central da cidade, mas que serve às pessoas menos favorecidas de Belém. É um espaço que está precisando de restauração, construído na primeira gestão de Edmilson Rodrigues, e que as gestões posteriores não deram a devida atenção. Agora, nós vamos transformá-lo num espaço multiuso, para que as pessoas possam usufruí-lo, não somente no setor do esporte”, destacou o vice-prefeito Edilson Moura.

“O sentimento é de gratidão ao prefeito. Quando a gente fala de juventude, esporte e lazer é inclusão social, o resgate de projetos sociais e esportivos. Aqui é um espaço amplo, bonito, no qual é preciso ser feito uma reforma para a gente retomar com todos esses projetos. Enche nossos olhos, e agora é fazer o dever de casa para que a gente possa, o mais rápido possível, retomar o Altino Pimenta”, declarou a titular da Sejel, Carolina Quemel.

O Espaço

Inaugurado em agosto de 1999, na primeira gestão de Edmilson Rodrigues, como uma referência de democratização de acesso à cultura, ao lazer e ao esporte em área central da cidade, o Espaço Esportivo Cultural Cabano Maestro Altino Pimenta é localizado na Avenida Doca de Souza Franco.

O nome é uma homenagem a Altino Pimenta, maestro, músico e professor, considerado um dos maiores maestros da história musical do Pará, ao lado de Waldemar Henrique e Wilson Fonseca. Falecido em 2003, Altino recebeu uma homenagem de Edmilson Rodrigues com a inauguração do primeiro Espaço Cultural Cabano, construído e inaugurado durante a sua primeira gestão como prefeito de Belém.

O Espaço, com área de 1.440 metros quadrados, funcionava à época como lugar de acesso gratuito e irrestrito às manifestações culturais e esportivas da população de Belém, nos horários matutino e vespertino. Ele também era equipado com quadra poliesportiva, arquibancada com capacidade para 720 pessoas e palco para apresentações culturais. Desenvolvido pela equipe da Semec, o projeto arquitetônico foi concebido pelo próprio prefeito Edmilson Rodrigues, que também é arquiteto.

Por Syanne Neno _ Agência Belém

Deixe uma resposta