Clínicas de Campanha para atendimento da Covid já fizeram quase 4 mil atendimentos em Belém

O atendimento ocorre das 8h às 17h, de domingo a domingo

Quase quatro mil pessoas com suspeita da Covid-19 já foram atendidas nas clínicas de campanha, que começaram a funcionar em Belém neste mês de março. As novas estruturas de atendimento à saúde já estão funcionando nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos bairros da Terra firme, Jurunas e Marambaia. O atendimento ocorre das 8h às 17h, de domingo a domingo.

Estrutura – As clínicas de campanha são espaços para o atendimento de casos leves e moderados da Covid-19. Erguidas no anexo das UBSs, as estruturas contam com um ambiente de triagem, consultórios médicos e áreas para os testes de comprovação ou não dos sintomas da Covid, além de medicamentos.

Mais rapidez, segurança e eficiência – Nesses espaços, quem chega é acolhido por um técnico de enfermagem. Em seguida passa por um enfermeiro e depois por um médico. Para o médico Raylesso Silva, que presta assistência na Clinica de Campanha da Marambaia, essa nova forma de atendimento é bem mais rápida. “O meu trabalho acaba sendo facilitado porque antes de chegar ao consultório o paciente passa, previamente, por uma triagem de classificação de risco. Assim acabamos atendendo com mais segurança e eficiência esse paciente”, explicou.

A população também aprovou o novo modelo de atendimento das clínicas de campanha de Belém. A professora Shirley Fonseca conta que desde o início da semana estava com sintomas da Covid e decidiu procurar a UBS da Terra Firme. “Quando cheguei aqui, fui logo encaminhada para este espaço e fui muito bem atendida. O médico me examinou e me orientou a dar continuidade ao tratamento em casa”, conta.

Nos próximos dias, Shirley será monitorada pela equipe do “Bora Cuidar em Casa”. Essa equipe composta por profissionais de saúde vão acompanhar o caso de Shirley até que ela esteja completamente recuperada da Covid. 

Plano de Contingenciamento – As clínicas de campanha fazem parte do Plano de Contingenciamento da Covid-19, que foi proposto pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), e conta com a instalação de 16 estruturas de atendimento em Belém. São 11 clínicas de campanha, das quais três – as do bairro do Jurunas, Terra Firme e Marambaia –  já estão funcionando. As demais, localizadas no Guamá, Bengui II, Marambaia, Paraíso dos Pássaros, Icoaraci, Outeiro, além das estruturas montadas no Ver-o-Peso e na Igreja de São Raimundo Nonato, localizada na avenida Senador Lemos, no bairro Umarizal, ainda não estão funcionando. A Sesma está no processo de contratação de médicos para essas unidades.

Para reforçar essa rede de atendimento para os casos da Covid, na capital, também já estão funcionando as tendas montadas nas cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA), localizadas nos bairros do Jurunas, Terra Firme, Marambaia, Sacramenta e Icoaraci, que passaram a atender os casos severos e críticos da doença, no horário das 7h às 19h.

O secretário municipal de saúde, Maurício Bezerra, destaca o esforço da Prefeitura de Belém em estruturar essa rede para ajudar a cuidar da saúde da população de Belém, nesse momento crítico da pandemia.

“A população precisa saber que montamos uma rede de atendimento de combate à Covid. Os casos leves e moderados podem procurar atendimento nas nossas clínicas de campanha. Já os casos mais graves podem se dirigir as tendas montadas nas UPAs, que também estão preparadas para receber esses casos e dar o atendimento necessário”, destaca o secretário.  

Retaguarda de leitos hospitalares também foi ampliada – Os hospitais do Guamá e Redentor estão atendendo, exclusivamente, casos da Covid-19, reforçando o atendimento aos pacientes com a doença que já é realizado no Hospital Dom Zico. A rede municipal conta ainda com leitos na Beneficente Portuguesa, via convênio com a rede privada.  Já o Pronto Socorro da 14 de março (HPSM Mário Pinotti) segue atendendo as demais urgências e emergências.

Por Danielly Gomes – Agência Belém

Deixe uma resposta