Aprovado projeto que estabelece diretrizes para capacitação de mulheres para o mercado de trabalho

A Alepa aprovou ontem, por unanimidade, projeto apresentado pela deputada Marinor Brito (PSOL-PA), que cria diretrizes para uma política estadual de formação e capacitação continuada das mulheres para o mundo do trabalho no Pará.

O projeto busca implementar a formação técnica das mulheres em todas as áreas profissionais que compõem o mundo do trabalho, estabelecidas as prioridades de acordo com a demanda, e a viabilização do pleno acesso das mulheres ao mercado de trabalho, com qualidade profissional, inclusão social, autonomia e independência econômica.

De acordo com uma pesquisa do IBGE para o Dia Internacional das Mulheres, atualmente, 41,8% dos cargos de chefia são ocupados por mulheres contra 58,2% por homens, mostrando o quanto a desigualdade de gênero ainda cria obstáculos para as mulheres.

“Dados do Ministério do Trabalho apontam que inúmeros setores já perceberam os benefícios oferecidos pela presença das mulheres no ambiente de trabalho, uma vez que sua força e competência para ocupar todos os tipos de cargos está ganhando reconhecimento. E este projeto vem para reforçar isso e como um fruto do nosso compromisso com a garantia dos direitos das mulheres. A inserção da diversidade, nesse sentido, contribui para que as mulheres reivindiquem cada vez mais os espaços que lhes são de direito nos ambientes corporativos e possam garantir renda para seu sustento e de suas famílias”, completou a parlamentar.

Deixe uma resposta