Pará poderá adotar uso de câmeras portáteis nos uniformes dos policiais militares

Na manhã da última terça-feira (15), o Centro de Apoio Operacional de Políticas Criminais, Execução Penal e Controle Externo da Atividade Policial, realizou uma reunião presencial com o Comando da Polícia Militar do Estado do Pará (PMPA). O objetivo foi debater o projeto de instalação das câmeras operacionais portáteis nos uniformes dos policiais militares, durante as intervenções policiais.

O Coronel Getúlio Rocha Júnior informou que o estudo e a documentação completa do projeto sobre a implantação de câmeras operacionais está tramitando em Brasília e, no Pará, já está em fase de licitação. A informação foi divulgada no site do Ministério Público do Estado do Pará, na quarta-feira (16).

Outros Estados

Ao menos quatro estado – São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rondônia – já implementaram o uso das câmeras para reduzir a letalidade policial. Todos apontam a redução do uso da força a partir da medida.

De acordo com os dados divulgados pelo jornal Folha de S. Paulo, de 1º de junho a 31 de dezembro de 2021, o uso de câmeras acopladas aos uniformes de policiais militares no estado de São Paulo para registro das suas ações, implementada em 18 unidades, reduziu o número de mortes em confrontos policiais em 85% nos últimos,, comparados ao mesmo período de 2020.

Deixe uma resposta