Crianças pautam urbanização, educação e meio ambiente para a Belém do amanhã

A canção popular “Se essa rua fosse minha” foi cantarolada pela estudante Alice Lima, de 9 anos, da Escola Municipal Honorato Filgueiras, do Jurunas, para expressar o desejo de mais urbanização para o futuro de Belém durante a plenária Mairí das Crianças, realizada na Escola Municipal Manuela Freitas, em São Brás. “Também quero mais escolas perto da casa das crianças e mais hospitais”, acrescentou.

A menina será uma das conselheiras que vai representar as crianças do distrito administrativo do Guamá (Dagua) no Congresso das Crianças, que será realizado no dia 21 de outubro, deste ano, na Arena Guilherme Paraense “Mangueirinho”.

O evento é realizado pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), de forma integrada com a plataforma de participação cidadã Tá Selado.

Na plenária desta terça-feira, 27, a participação foi da garotada dos bairros de Canudos, Condor, Cremação, Guamá, Jurunas e Terra Firme, bairros que fazem parte do Dagua.

As crianças foram acolhidas pelo palhaço Claustrofóbico, com a participação da embaixadora das infâncias Heliana Barriga, escritora paraense e autora da música do evento “O que eu quero pra minha cidade de Belém”.

Moisés Barbosa, de 5 anos, da EMEIF Rotary, no bairro da Condor, é outro conselheiro mirim que defenderá as ideias das crianças do seu bairro. Ele foi firme ao falar sobre o meio ambiente. “Quero que o mar seja limpo. Que não jogue lixo na rua e nem cortem as árvores, porque elas dão vento e frutos pra gente”, disse, acrescentando como pauta mais construções de brinquedotecas.

“Quero toda a nossa cidade limpa e brilhante”, foi a defesa do(a) participantes Wellen Miranda, de 6 anos, da EMEI Rosenil Cordeiro, no Jurunas.

Família – Alguns dos pais estiveram presentes à plenária e ficaram satisfeitos com a participação das crianças. A dona de casa Raimunda de Nazaré, de 43 anos, é mãe da Maria Luíza Santos, de 4 anos, da UEI Santa Rosa, no Guamá. “Achei muito bom para o desempenho deles, porque as crianças precisam saber se expressar desde pequenos. É muito importante isso e temos que incentivar nossos filhos a cuidar bem da cidade”.

Calendário – Com as plenárias distritais, a Prefeitura de Belém está ouvindo as crianças de cada território do município. A próxima está acontece nesta quarta-feira, 28, no distrito administrativo do Bengui (Daben), na EMEIF José Alves Cunha, no Tapanã.

Na quinta-feira, 29, será a vez dos meninos e meninas do distrito administrativo de Belém (Dabel), na EMEIF Ernestina Rodrigues, em São Brás. Na sexta-feira, 30, a plenária continua com as crianças das ilhas sul (ilha do Combu e ilha Grande), na EMEC São José, na ilha Grande, às margens do rio Bijogó.

Para o dia 4 de outubro, terça-feira, segue para o distrito administrativo da Sacramenta (Dasac), na EMEF João Nelson Ribeiro, no Telégrafo. O encerramento será no distrito administrativo de Mosqueiro, no dia 5 de outubro, na EMEF Anna Barreau, no Ariramba.

Tábita Oliveira – Agência Belém

Deixe uma resposta