Círio de devoção e gratidão entre famílias que receberam casa própria em Belém

Nos residenciais Maracacuera I e Maracacuera II, localizados na Estrada do Maracacuera, em Icoaraci, não faltam histórias de devoção entre as famílias beneficiárias dos 960 apartamentos entregues em julho passado, por meio do Programa habitacional do Município Viver Belém da Prefeitura de Belém.

Para algumas delas, o lar próprio chegou depois de uma vida inteira morando de aluguel ou de favor na casa de parentes. Por isso, consideram que o momento de celebração do Círio é um período especial para agradecer.

Bênção em dose dupla

Gratidão é o que move a autônoma Larissa Cássia Ribeiro de Souza, de 24 anos. Ela mandou confeccionar uma casinha e um bebê de cera para carregar durante a romaria do Círio, no próximo domingo, 9.

Larissa garante que recebeu duas bênçãos seguidas: a gravidez da filha Maria Eva e a seleção para a casa própria. “Eu tinha muita vontade de ter um filho e não podia, segundo os médicos. Mas eu nunca perdi a fé e fiz uma promessa. Aí, ano passado, veio a gravidez e, logo depois, fui sorteada (para receber unidade habitacional)”, contou emocionada, contemplando a filha no colo.

Casal devoto

Também cheia de emoção, com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas mãos e estampada no vestido, a dona de casa Maria do Nascimento Souza, de 68 anos, já planeja a programação de agradecimento para o Círio 2022, juntamente com o marido Raimundo Oliveira Souza, 70, pedreiro. A participação já começa no sábado, 8.

“Quero assistir a chegada da Santa em Icoaraci e participar da missa pra agradecer por estar bem de saúde e pelo apartamento que eu ganhei”, contou a beneficiária do apartamento 101 do Residencial Maracacuera I, ao lado do marido, igualmente devoto da mãe de Jesus.

“Quando se bota Deus na frente e a Virgem Maria, tudo é possível, né?”, disse ele, ressaltando que também vai acompanhar o Círio para agradecer as bênçãos alcançadas.

Vizinhança unida para agradecer

Mesmo atualmente desempregada, Lidiane da Cruz dos Santos, conta que cultiva a gratidão. Junto com os três filhos, ela agradece pelo lar seguro e digno conquistado pela família dela, por meio da Secretaria Municipal de Habitação.

“É o sonho de qualquer pessoa. Eu sou muito grata, porque eu tenho 30 anos, tenho três filhos e tem gente que não tem o que eu tenho, então, sou muito grata de verdade”, disse abraçada aos filhos.

Segundo Lidiane, o sentimento é compartilhado pelos vizinhos, que já se programam para uma fazer uma coleta para preparação coletiva de uma maniçoba. “Esse Círio é especial e vamos fazer aqui no bloco pra comemorar, com certeza”, garantiu.

Moradia social

Quase mil famílias receberam unidades habitacionais e deixaram para trás aluguéis e estruturas precárias em pouco mais de um ano e meio da atual gestão, graças à priorização determinada pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

Com novos investimentos, a intenção é garantir novas entregas em projetos como Portal da Amazônia e Vila da Barca, em 2023, alcançando cerca de duas mil famílias até o final da gestão.

Segundo o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes, o município tem atuado para colocar o trabalho em dia e reestabelecer a fé e a esperança em dias melhores.

“Que este sentimento seja combustível para continuar contribuindo para uma cidade melhor, mais humana e com garantia de moradia a todos e todas”, acrescentou.

Tania Menezes – Agência Belém

Deixe uma resposta