Aeroporto de Belém deverá adotar determinação da Anvisa pelo uso de máscaras

A Anvisa (Anvisa) decidiu, em reunião extraodinária nesta terça-feira (22), determinar pela obrigatoriedade do uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil. A medida começa a valer a partir desta sexta-feira (25) e foi tomada para  reduzir o risco de contágio de covid-19, considerando o aumento expressivo de casos da doença nas últimas semanas.

O tema voltou a ser debatido pela Agência depois de manifestações de especialistas e entidades como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

A obrigação do uso de máscaras em aeroportos e aviões será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, bem como no caso de crianças com menos de três anos de idade.

A Anvisa também aprovou por unanimidade o uso emergencial de duas vacinas bivalentes da Pfizer contra a Covid-19, que foram atualizadas e contemplam sublinhagens da variante Ômicron do coronavírus e devem ser utilizados como doses de reforço contra a doença.

Foto: Agência Brasil

Deixe uma resposta