Amazônia em pauta: prefeito de Belém reúne com vice-presidente da Comissão Europeia

Em visita ao Brasil desde segunda-feira, 23, o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, esteve nesta terça-feira, 24, em Belém, onde se reuniu com o prefeito Edmilson Rodrigues, com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, e com várias autoridades municipais e estaduais. O encontro ocorreu no Palacete Faciola, no bairro de Nazaré.

No encontro foram debatidas pautas ambientais, relacionadas, principalmente, ao desmatamento, preservação ambiental e economia sustentável na região da floresta amazônica. Durante a reunião, o prefeito Edmilson Rodrigues destacou os desafios para desenvolver a cidade de Belém no âmbito da economia sustentável.

Clima

“Belém, cidade sem indústria de transformação e sem minas de ferro, acaba dificultando os investimentos sociais e na infraestrutura. Porém, temos que ter o entendimento de que Belém não tem que ser destruída para crescer”, destacou o prefeito da capital paraense.

Nas questões climáticas, Belém vem se destacando no cenário internacional, principalmente após ser indicada pelo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP-30), atendendo a um pedido do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e do governador do Pará, Helder Barbalho.

“Acredito que a Europa tem muito a contribuir com o nosso país, com nosso estado e com nossa cidade. Quero um futuro democrático, feliz e socialmente justo e ecologicamente equilibrado para o nosso povo, e eles podem nos ajudar nisso por meio de cooperações”, analisou Edmilson Rodrigues sobre o encontro com o vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, durante esta manhã.

COP-28

Ainda durante o encontro, o vice-presidente da Comissão Europeia adiantou um pouco do que será debatido na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023 (COP 28), que ocorre em novembro nos Emirados Árabes Unidos.

A reunião desta terça-feira é uma das cinco agendas que Frans Timmermans tem em Belém. Os compromissos de Timmermans no país servem para debater as relações bilaterais entre Brasil e a União Europeia.

Na segunda-feira, 23, Frans Timmermans se reuniu com o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, em Brasília, onde debateram o reposicionamento do país na pauta ambiental.

Esta terça-feira, 24, é o último dia da visita ao Brasil de Timmermans, que também é comissário de Ação Climática da União Europeia. Após cumprir seus compromissos na cidade, o líder internacional deve seguir para a Colômbia, onde continuará os debates climáticos a respeito da Amazônia.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém 

Deixe uma resposta