A Prefeitura de Belém avança com as obras de adequação e readaptação do Complexo do Jurunas. Na manhã desta terça-feira, 28, uma equipe técnica do Departamento de Obras Civis (Deoc) realizou uma visita ao local para vistoriar o andamento das obras.
A visita faz parte do acompanhamento que é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar. O objetivo é realizar a vistoria periódica para que a obra seja realizada da melhor forma e qualidade possível. As feiras e mercados municipais de Belém são administrados pela Secretaria Municipal de Economia (Secon).
As obras do complexo iniciaram em janeiro deste ano e preveem, ao todo, readequar 334 boxes do complexo, beneficiando 240 trabalhadores. Atualmente, o espaço passa pelas etapas de demolição, ajustes nos blocos de alvenaria e adequação das instalações elétricas, hidrossanitárias e rede de proteção contra incêndios. A empresa responsável pela manutenção é a Titan Engenharia Ltda, e o prazo de conclusão é de aproximadamente oito meses.
O Complexo do Jurunas foi inaugurado na gestão municipal anterior, em dezembro de 2020, porém não supriu as necessidades básicas do dia a dia dos trabalhadores, inviabilizando o funcionamento do mercado e da comercialização de alimentos. Em virtude disso, os permissionários se recusaram a ocupar o novo prédio, até que as correções fossem realizadas.
Por isso, a expectativa é grande entre os trabalhadores e representantes de cada setor para que, finalmente, o mercado seja readequado, de acordo com as suas necessidades.