Decreto municipal concede livre uso dos espaços públicos pelo movimento Hip-hop em Belém

Créditos: Marcos Barbosa/ Comus/ PMB

Um marco para o Movimento Hip Hop em Belém. Assim pode ser resumido o decreto municipal de número 106.650, que autoriza o uso de espaços públicos na cidade pelo movimento cultural do Hip Hop, assinado nesta terça-feira, 21, pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. A cerimônia, no Solar da Beira, contou com a presença de diversos artistas do Hip Hop de Belém.

“Esse decreto representa uma conquista muito grande para nós, que fomos discriminados por muito tempo. Isso permite que a gente tenha liberdade para fazer o que nascemos para fazer”, comemora o MC Wellerson Moares, da batalha da Praça do Jaú, no bairro da Sacramenta.

A assinatura do decreto é resultado de constantes diálogos, do movimento com a Prefeitura de Belém, na busca do uso de logradouros públicos da cidade pelos artistas com segurança e respeito.

Prefeitura pioneira

“Pela primeira vez, uma Prefeitura atende a uma demanda do movimento Hip Hop. Nós fomos ouvidos e isso vem acarretar para nós o livre acesso daquilo que é nosso por direito”, explica a organizadora da batalha de São Cristóvão, do bairro do Souza, May Sodré.

O uso de espaços públicos em Belém pelo Movimento Hip Hop passa a ser permitido sem limitação de tempo de duração, porém deve respeitar os costumes, a tranquilidade e as normas legais vigentes na cidade.

Ainda segundo o documento, os encontros comunitários do Movimento Cultural Hip Hop devem acontecer de maneira periódica em espaços públicos, totalmente gratuitos e sem qualquer restrição à circulação de pessoas.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, assina o decreto que vai mudar a relação da cidade com o Movimento Hip Hop: a Prefeitura de Belém é pioneira no Brasil

Direito respeitado

Durante a assinatura do decreto, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, disse que “isso não é um favor, é uma conquista. O acesso a esses espaços públicos já é de direito, mas queremos reforçar isso com esse decreto”, explicou o prefeito.

Entende-se como Movimento Hip Hop, confirme o decreto, as batalhas de rima, de breaking, grafite, encontros de DJs, rappers e beatmakers, encontros como mutirões de grafite, reuniões em praças para troca de stickers (adesivos) e encontros de black books (encontros para assinar livros de desenhos).

Decreto vai reduzir violência

O artista visual Gel Grafiteiro já vive o movimento Hip Hop há mais de 19 anos e esteve presente à cerimônia de assinatura do decreto no Solar da Beira. “O decreto vai ajudar muito, principalmente na diminuição da violência que os artistas do Hip Hop vem sofrendo na cidade nos últimos anos”, destaca Gel.

Ele participou da comissão de diálogo com a Prefeitura que resultou no decreto e falou sobre a experiência. “O diálogo foi muito importante e produtivo. Iremos levar diversos pontos positivos desse diálogo para novas propostas e projetos”, explicou Gel Grafiteiro.

Simbolismo

O documento é assinado em uma data muito simbólica, tendo em vista que a maior parte das pessoas que fazem parte do movimento Hip Hop são jovens, negros e das periferias: nesta terça-feira, 21 de março, comemora-se no mundo o Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial.

Texto: Fabricio Lopes, via Agência Belém

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading