Vereadores de Belém aprovam PL que cria o Dia Municipal em Defesa da Democracia

(Foto: Almir Furtado)

O dia 8 de janeiro de 2023, quando grupos extremistas atacaram a democracia brasileira, não pode ser esquecido. Na sessão desta quarta-feira (11) da Câmara Municipal de Belém, os vereadores presentes fizeram a parte deles: aprovaram por maioria o projeto de lei (PL) da vereadora Enfermeira Nazaré (Psol) que institui, na data dos atos de vandalismo, o Dia Municipal em Defesa da Democracia, a ser celebrado com um minuto de silêncio nas repartições públicas municipais. A proposição agora depende de sanção do prefeito Edmilson Rodrigues para se tornar lei municipal.

O PL prevê ainda que a data passe a integrar o calendário oficial de eventos de Belém e que o Legislativo municipal realize sessão solene para homenagear entidades democráticas municipais. “Proteger a democracia é basilar”, disse a Enfermeira Nazaré.

Segunda vice-presidente da casa, Enfermeira Nazaré lembrou na sessão, presidida por ela, que no último dia 8 de janeiro vândalos atacaram instituições da República pedindo intervenção militar e destituição do governo democraticamente eleito. Prédios foram invadidos e depredados e acervos foram destruídos por eleitores que não aceitavam o resultado das urnas.

“A democracia vai além do processo eleitoral e se revela na concreta participação popular, exigindo que jamais deixemos de laborar por ela para que prevaleça o poder popular”, afirmou a vereadora na defesa do projeto.

Deixe uma resposta