A escola São José está localizada às margens do rio Bijogó, na Ilha Grande. A unidade foi reconstruída pela Prefeitura de Belém, por meio da Semec (Fotos: João Gomes/ Comus/ PMB).
“A luta de uma vida toda por educação para essas crianças valeu muito a pena, sabendo que temos uma nova escola. Já estou velha, mas se precisasse faria tudo novamente por minhas crianças”, declarou Maria Trindade, 82 anos, conhecida como dona Quinha. Ela é uma liderança da ilha Grande e foi homenageada na inauguração do novo prédio da Escola Municipal de Educação do Campo (EMEC) São José. O evento realizado pela Prefeitura de Belém ocorreu nesta sexta-feira, 5.
A escola São José, localizada às margens do rio Bijogó, foi reconstruída pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), em um terreno ao lado do antigo prédio da unidade de ensino, que possuía apenas duas salas de aula.
Reconstrução
Agora a EMEC São José passa a ter cinco salas de aula, sendo uma destinada ao Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, espaço para recreação, secretaria, almoxarifado, refeitório, cozinha e cinco banheiros, dos quais um é adaptado para pessoas com deficiência. A unidade também terá energia limpa, com a instalação de 36 placas fotovoltaicas.
A reforma completa da unidade corresponde a um investimento superior a R$ 2,1 milhões, garantindo conforto e segurança e acesso à educação de qualidade aos estudantes moradores da ilha.
“Para nós, a reconstrução da escola demonstra um grande avanço da educação do campo. Demonstra todo o comprometimento que o governo tem com a educação ribeirinha. Esse era um momento muito esperado por toda a comunidade escolar”, diz a coordenadora da EMEC São José, Eliza Cardoso.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, ao lado da secretária municipal de Educação, Araceli Lemos, inaugurou as novas dependências da escola São José junto com demais autoridades. “É a dignidade para a comunidade, para essas crianças. Queremos um futuro justo e feliz para elas”, afirmou o prefeito.
Comunidade escolar feliz
A felicidade tomou conta de pais, alunos e professoras na inauguração, que foi marcada por apresentações culturais dos alunos da instituição. “Estou muito feliz em saber que não vou precisar sair daqui da minha ilha para estudar. A minha escola está muito linda”, diz entusiasmada a estudante Taliane Silva, aluna do sexto ano da São José.
O sentimento de Taliane é partilhado pela dona de casa Marcilene Trindade, mãe de aluno da escola. Ela também já estudou na instituição quando criança. “Agora nossos filhos podem concluir o ensino fundamental aqui mesmo. Não precisamos acordar às cinco da manhã para pegar o barco para ir estudar na cidade. Isso me deixa mais tranquila e feliz”, revelou a dona de casa.