Desabamento no Cristo Rei: morador diz que projeto inicial não tinha sacadas

Foto: Joyce Ferreira/ Agência Belém

Em meio aos trabalhos de remoção dos entulhos deixados pelo desabamento das sacadas do edifício Cristo Rei, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) informou em entrevista ao Liberal, que as sacadas do prédio não estariam no projeto inicial do prédio. A hipótese levanta a suspeita de que a falta de um cálculo estrutural para construí-las também teria sido a causa do desabamento das sacadas, embora até o momento isto ainda não esteja confirmado pelas investigações.

A informação foi repassada pelo coronel do CBMPA, Jaime Oliveira, que diz que iniciou um processo de investigação sobre o histórico do prédio para averiguar as possíveis causas da tragédia.

“Foi dada entrada do projeto de construção do prédio em 1987 e em 1988 ele foi inaugurado. Ou seja, tem 35 anos de construído. Durante um serviço de investigação com moradores antigos e um deles falou que, na concepção do projeto do prédio, não existiam sacadas, mas quando começou a execução do projeto, colocaram as sacadas”, disse o coronel aos jornalistas.

Segundo o militar, esta informação pode ser crucial para revelar as causas do desabamento sequencial das 13 sacadas no último sábado, pois a construção das sacadas sem um novo cálculo estrutural comprometeria a sustentação desses espaços ao longo dos anos.

“A gente não sabe se foi feito um re-cálculo estrutural ou não. Uma coisa é o cálculo estrutural de um prédio sem sacada, outra coisa é eu colocar sacada sem ter feito um novo cálculo para avaliar essa nova situação”, comenta o coronel.

A situação deve ser investigada pelo Corpo de Bombeiros junto ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA).

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading