Divulgação Bope
O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Pará (PMPA), divulgou detalhes da operação que averiguou e desmontou um artefato explosivo encontrado no Aeroporto de Belém. As informações são da jornalista Elisa Vaz, do Liberal.
O Bope diz que o encarregado pela condução da operação Major Rocha, acionou o efetivo de serviço e o Esquadrão Contra Bomba para atender à ocorrência de uma suspeita de artefato explosivo no Aeroporto Internacional de Belém. O órgão não foi claro quanto à data da ocorrência.
O órgão confirmou se tratar de um artefato explosivo improvisado: “No local, foram realizados os procedimentos protocolares conforme as Normas Internacionais de Ocorrências Contra bombas, e foi constatado, pelos Técnicos Explosivistas, que se tratava de um IED (Improvised Explosive Device)”, explica a nota divulgada pelo Bope.
“O artefato foi conduzido até a cabeceira da pista do aeroporto, para desmantelamento, via intervenção manual, considerando as particularidades do local. Esta modalidade de intervenção se mostrou a mais adequada. Os peritos da PF realizaram o trabalho específico de coleta de provas e evidências garantindo a cadeia de custodia”, continua o texto.
Segundo a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, o dispositivo foi encontrado em uma bagagem suspeita em uma de suas aeronaves, pertencente a um cliente faltante. O caso segue em investigação sigiloso conduzida pela Polícia Federal, conforme anunciou o ministro da Justiça Flávio Dino neste sábado (10).