Chapa “Sempre na Luta” vence eleição do Sindicato dos Jornalistas do Pará

Por 237 votos contra 148, a Chapa da categoria “Sempre na Luta” venceu a eleição para a Diretoria do Sindicato dos Jornalistas no Pará – Sinjor-PA, para o triênio 2023-2026, na noite desta segunda-feira (20). O jornalista Vito Gemaque, reeleito, segue na presidência da entidade sindical.

Durante o processo eleitoral, a chapa da categoria enfrentou uma série de ataques desonestos, fake news, intimidações e perseguições, na tentativa de prejudicar a escolha da nova diretoria. A exemplo, a jornalista Enize Vidigal, presidente da Comissão Eleitoral, responsável pela organização do pleito, chegou a ser demitida do jornal onde atuava como repórter há mais de 20 anos.

Vito Gemaque reeleito presidente do Sinjor-PA. Enize Vidigal, presidente da Comissão Eleitoral (Foto: divulgação)

A sua demissão foi classificada pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), como um ataque ao direito à livre organização dos trabalhadores da mídia: “Configura não só o cerceamento à liberdade de expressão, mas também perseguição à liberdade de pensamento, o que fere as liberdades individuais.”

A chapa eleita dizia que a sua arma é a luta constante por direitos e a união dos jornalistas em todo o Estado. Eles também afirmavam que quem quer representar os patrões deve falar sozinho.

“A vitória é da categoria que fez uma campanha espontânea em defesa de uma entidade que é e sempre será das trabalhadoras e trabalhadores”, comemorou a chapa.

Deixe uma resposta