O presidente Lula anunciou na tarde desta quarta-feira (22) novas propostas para o Programa Minha Casa, Minha Vida, que agora beneficia famílias com renda de até 2 salários-mínimos (ou R$ 2.640 em valores atuais).

A cerimônia contou com as presenças do ministro das Cidades, Jader Filho, do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, e do presidente da Caixa, Carlos Vieira. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (Psol), participou da cerimônia. A capital será beneficiada com mais de 2 mil unidades do Minha Casa Minha Vida.

Em seu discurso, Lula destacou a importância do programa ao longo dos anos, e mencionou que, apesar do progresso, o déficit habitacional ainda persiste no país. Ele afirmou que desde a sua criação em março de 2009, o programa Minha Casa, Minha Vida construiu 6 milhões de casas, mas o desafio é zerar o déficit de 7 milhões.

“O maior sonho do povo pobre nesse país é ter uma casa própria. Há 50 anos, o déficit habitacional era de 7 milhões de casas. Passados todos esses anos, eu acho que o presidente da Caixa sabe, e acho que o ministro da Cidade sabe, o déficit continua sendo de quase 7 milhões de casas. Possivelmente, se a gente trabalhasse sempre em conjunto, governo estadual, governo municipal, ou o governo federal, a gente poderia pactuar a construção desse déficit e zerar. Mas o dado concreto é que esse programa provou que quando a gente quer, as coisas acontecem”, afirmou o presidente.

“O presidente da República e o ministro das Cidades, Jader Filho, confirmaram que mais 2 mil unidades serão construídas em Belém pelo programa para garantir o direito de morar à população de Belém. É investimento para deixar um legado ao povo da nossa cidade”, informou o prefeito Edmilson Rodrigues.

No total, o governo federal vai construir mais de 187,5 mil unidades habitacionais para famílias com renda até dois salários mínimos em todo o país.

Deixe um comentário