Ação “Verão da Gente” chega aos distritos de Icoaraci e Outeiro

O prefeito de Belém percorreu a orla de Icoaraci acompanhado de outras autoridades. Foto: Mácio Ferreira

A Prefeitura de Belém deflagrou nesta quarta-feira, 09, nos distritos de Icoaraci e Outeiro a ação “Verão da Gente”, que leva serviços de limpeza de bueiros, capinação, roçagem, varrição e recuperação de vias aos distritos. Iniciada no último dia 2 de junho, em Mosqueiro, a ação no Daico e no Daout foi acompanhada de perto pelo prefeito Edmilson Rodrigues.

Na orla de Icoaraci o gestor municipal ressaltou que a ação é parte de um projeto de desenvolvimento da cidade. “O objetivo é deixar Icoaraci mais bem cuidada. É necessário cuidar bem do que já é bonito e com isso atrair turistas, fazer com que o turista venha aqui, compre, deixe renda e ajude a gerar emprego. O objetivo do turismo é melhorar a vida do nosso povo”, disse o prefeito.

Segundo a agente distrital de Icoaraci, Ellana Silva, apesar dos dezesseis anos de abandono da gestão passada, a Adic empenha esforços para cuidar do distrito e torná-lo um lugar agradável para todos. “Valorizar a cidade é resgatar a autoestima de quem vive na cidade. A nossa principal missão é combater esses anos de descaso que a nossa Vila Sorriso sofreu e trazer a esperança do artesanato e da cultura, dos nossos mestres de carimbó”, destacou.

O “Verão da Gente” visa construir nos distritos de Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e ilha de Cotijuba, ambientes mais saudáveis e com isso ampliar os serviços de conservação urbana.

A ação integrada reúne as secretarias municipais de Saneamento, e Urbanismo, Superintendência de Mobilidade Urbana e a Guarda Municipal. Cada órgão trabalhará na ação oferecendo os serviços que lhe competem, seja em questões de iluminação pública, orientação aos comerciantes, sinalização de trânsito, pavimentação e etc.

Ilha de Caratateua – O prefeito de Belém também acompanhou os serviços da ação “Verão da Gente”, no distrito de Outeiro. Nesta quarta-feira, 09, os trabalhos de limpeza de bueiros, capinação, roçagem e varrição se concentraram na Praia Grande.

A artesã e representante da Associação Sociedade Artesãos Amigos de Icoaraci, Socorro Abreu, trabalha há 26 anos na feirinha de artesanato da orla de Icoaraci e para ela o empenho da gestão municipal em promover a manutenção do espaço potencializa as vendas do artesanato local. “A orla precisa ter vacinação e limpeza. Então será muito importante para todos nós, para atrair mais turistas”, contou a artesã.

Casa Escola da Pesca – Após a acompanhar as ações do “Verão da Gente” o prefeito Edmilson Rodrigues e o presidente da Fundação Escola Bosque (Funbosque), Alickson Lopes, receberam na Casa Escola da Pesca, a médica pediatra e nutróloga Clara Takaki Brandão, que falou sobre a nutrição infantil no Brasil com a criação da “multimistura”, composta por farelo de arroz e trigo, folha de mandioca e sementes de abóbora e gergelim. A conversa teve como foco as boas práticas da alimentação por meio de produtos naturais e alternativos, e aproveitamento de alimentos.

Por Joyce Assunção – Agência Belém

Deixe uma resposta