Belém voltará a ter o Chapéu do Barata como biblioteca pública

— Michel Pinho – Presidente Fumbel Edimilson Rodrigues – Prefeito Jurandir Tavres – Secretária Semad

O Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, visitou na última quinta-feira (19), prédios públicos municipais que se encontram em condição de abandono. O resgate e a valorização do patrimônio municipal é uma das principais ações desenvolvidas pela Prefeitura Belém atualmente. A Secretaria Municipal de Administração (Semad), órgão responsável pela gestão patrimonial do município, vem realizando o levantamento dos prédios públicos municipais e já visitou mais de 13 imóveis, vistoriando as condições estruturais de cada um.

O primeiro espaço visitado fica na Vila Bolonha, localizada ao lado Palacete Bolonha, bairro de Nazaré. O imóvel municipal está em condições precárias e há muito tempo sem uso. A intenção é utilizar o prédio para criar um local voltado para a capacitação do servidor público municipal.

O segundo espaço vistoriado foi o Memorial Magalhães Barata, em São Brás. O local, que já foi a Biblioteca Meirevaldo Paiva, está abandonado desde 2005.

“Quando fui prefeito esse espaço saiu do abandono e foi transformado em uma biblioteca, uma espécie de infocentro. Em 2005 esse local foi abandonado, o acervo da Segep foi colocado em arquivo e muita coisa se perdeu. Em breve, um grupo de arquitetos fará o projeto de reforma e reinstalaremos a biblioteca com acesso grátis ao wi-fi”, anunciou o prefeito Edmilson Rodrigues.

O gestor municipal ressaltou que é importante resgatar o espaço, mas, além disso, a prioridade também é a questão social, pois o local serve de abrigo para pessoas em situação de rua. “Vamos abrir diálogo com as pessoas em situação de rua que residem aqui. Elas têm o nosso respeito. Vamos conversar e buscar dar mais dignidade a elas”, disse Edmilson.

Deixe uma resposta