Theatro da Paz reabre ao público

Com 143 anos de existência e classificado como um Teatro-Monumento, o “Da Paz” foi entregue à população restaurado e revitalizado.

Na noite deste domingo (22), a majestosa e imponente casa de espetáculos da Amazônia voltou a brilhar após nove meses fechada para obras de restauro e revitalização. Os 300 ingressos disponíveis foram rapidamente esgotados, adquiridos mediante a troca de alimentos não perecíveis. O espetáculo de reabertura ficou por conta da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), sob a regência do Maestro Miguel Campos. Na ocasião, estiveram presentes o Governador do Estado, Helder Barbalho e a primeira dama, Daniela Barbalho, a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo.

Governador do Estado, Helder Barbalho e a primeira dama, Daniela Barbalho, a Secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o diretor do Theatro da Paz, Daniel Araújo.

“Hoje é noite de festa por poder reabrir novamente as portas do Theatro da Paz. Seguramente o desejo de toda a sociedade, esta casa fantástica que simboliza uma riqueza cultural do nosso Estado e a partir da Secretaria de Cultura poder fazer essa revitalização de R$4,5 milhões de recursos investidos, nos permitindo agora nove dias de programação. Aproveito para dizer que quem não pôde estar aqui hoje, teremos essa mesma apresentação nos próximos dias para que todos possam ter a oportunidade de reencontro com o Theatro da Paz e cada vez mais esse espaço possa estar à disposição da cultura e da arte da beleza que é o Estado do Pará”, destacou o governador.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da noite de espetáculo que marcou a volta do Theatro da Paz. Segundo o gestor de Belém, o “Theatro da Paz está entre os teatros mais importantes e mais bem equipados do mundo” e aproveitou o momento para parabenizar e agrandecer os envolvidos pelo retorno do funcionamento de um dos principais pontos turísticos da capital paraense.  

“A preservação do patrimônio histórico é um compromisso inarredável, no governo do Estado. Logo que entramos aqui (em 2019), nós fizemos todo o restauro da cobertura para iniciar esse processo de revitalização e devolver o nosso Theatro da Paz mais inclusivo, mais acessível, com visitas guiadas durante o dia, com nosso Café da Paz, nossa Boutique da Paz. Vamos ter nove dias de programação gratuita e contamos com a compreensão do público, pois não vamos poder ter nosso Theatro lotado, vamos disponibilizar apenas metade da capacidade. Mas nós estamos muito felizes, retomando gradualmente, com todos os protocolos sanitários sendo respeitados em nossa programação”, destacou Ursula Vidal, Secretária de Estado de Cultura.

A primeira noite de espetáculos trouxe ainda uma homenagem especial aos profissionais da saúde do Estado, que na ocasião foram representados pela técnica de enfermagem da Santa Casa, Risonete Vasques Ferreira. Visivelmente emocionada, a profissional de saúde agradeceu o convite. “Esse é um momento de muita emoção. Estou agradecida. Nós, da área da saúde passamos por momentos muito difíceis. Hoje em dia, agradeço a Deus por estar aqui homenageando nossos amigos da saúde”, comentou.

Confira a programação completa dos próximos dias

22/08, 20 h: Abertura. Apresentação da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP).
23/08, 20h: Espetáculo de teatro “A pensão da D. Cotinha”.
24/08, 18 h: Apresentação do Coro Carlos Gomes.
25/08,17, 18 e 19 h: Apresentação de canto lírico dos alunos do Curso de Formação em Ópera. Abertura da exposição imersiva “Ópera Viva – 20 Anos do Festival de Ópera do Theatro da Paz”, no foyer. Visitação até 31 de outubro.
26/08, 20 h: Apresentação do Balé Coppélia.
27/08, 20h: Apresentação do Balé Coppélia.
28/08, 20 h: Apresentação da Amazônia Jazz Band.
29/08, Montagem e ensaio da ópera Die Abreise (não aberto ao público).
30/08, Ópera Die Abreise (16 h: exclusiva para custodiadas e custodiados, agentes prisionais e familiares; 20 h: para o público em geral).
31/08, 16 h: Espetáculos do Colegiado de Dança do Pará.

Com informações da Ascom/Secult
Fotos: Marco Santos / Ag. Pará

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre PONTO DE PAUTA - PARÁ

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading