Prefeito Edmilson entrega três importantes obras em Mosqueiro nesta sexta (15)

Ainda neste mês de aniversário de 127 anos do distrito de Mosqueiro, ocorrido no último dia 6, a Prefeitura de Belém conta com mais uma programação para a maior das 39 ilhas da cidade, ou a “ilha do Amor”, como Mosqueiro é popularmente conhecida.

Na manhã desta sexta-feira, 15, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, entrega três obras importantes à população. Elas vão beneficiar milhares de pessoas que moram e visitam Mosqueiro, como a Estratégia Saúde da Família (ESF) Sucurijuquara, na Baía do Sol; a Unidade de Educação Infantil (UEI) Rotary, no Carananduba; e o Mercado Municipal, na Vila.

ESF Sucurijuquara – Às 9h, terá a entrega da Estratégia Saúde da Família (ESF) Sucurijuquara, na rodovia BL 13, na Estrada Baía do Sol, s/n, no bairro de mesmo nome.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a unidade atende cerca de mil pessoas – incluindo uma comunidade quilombola – em todos os ciclos de vida, com consultas médica e de enfermagem e os demais serviços da rede básica, como a vacinação.

A reforma da unidade faz parte da ação de ampliação da Estratégia Saúde da Família no município de Belém, uma das prioridades da gestão municipal para levar assistência de mais qualidade à população.

A unidade recebeu reforma completa, que incluiu a limpeza e pintura do telhado, com correções de pontos de vazamento, revisões elétrica e hidrossanitária nos banheiros e área de serviço e pintura total (interna e externa). Também foi feita a recuperação da cobertura nos fundos da unidade, para atividades ao ar livre.

O paisagismo da ESF também foi revitalizado, com podagem das árvores no entorno da unidade. Além disso, a Prefeitura instalou bebedouro de duas torneiras e novos ventiladores de parede. Os equipamentos de refrigeração da unidade também passaram por manutenção e foi feita a aplicação de película blackout nos ambientes de atendimento.

UEI Rotary – Às 10h, o governo municipal inaugura a Unidade de Educação Infantil (UEI) Rotary, localizada no ramal do DMER, 834, no bairro de Carananduba, totalmente reformada e ampliada. São atendidas na UEI 112 crianças com idades entre três e cinco anos de idade.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) afirma que, desde que foi fundada, há 30 anos, em 1992, esta foi a primeira reforma geral que a escola recebeu. A obra custou R$ 490.070,18.

Foram realizados serviços de revisão de cobertura, revisão elétrica, ampliação da área de duas salas de aula, construção de um banheiro, pintura geral, construção do quiosque, reforma da fachada, reforma da cozinha, troca do piso e revisão das esquadrias.

A escola deveria ter recebido reforma geral em 2014, mas os trabalhos foram interrompidos após troca de telhado e pintura, porque a empresa responsável decretou falência e a situação não foi resolvida pela gestão anterior da Prefeitura de Belém.

Com a reforma., a Prefeitura homenageaia o então presidente do Rotary Clube de Belém Nazaré, Omar de Souza Rocha, que fundou a unidade e a doou para a gestão municipal.

Às 11h, o prefeito de Belém visita o Praia-Bar, futuro Centro de Gastronomia, na travessa Carlos Bentes, s/n, na Vila, no centro da ilha.

Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro – Às 12h, a Prefeitura de Belém,  agora por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), inaugura as obras de reforma do Mercado Municipal da Vila de Mosqueiro, que foram deixadas inacabadas pela gestão passada.

A obra da gestão anterior começou em julho de 2020, com prazo de entrega para o final do ano, mas somente um dos galpões foi entregue. O espaço vinha funcionando parcialmente com boxes de alimentos, barracas de hortifrutigranjeiros e artesanatos, dividindo o mesmo ambiente.

Com a reforma, o mercado vai aumentar de 70 para 95 permissionários sendo 125 equipamentos. A oferta de produtos e serviços também vai aumentar com lojas de acessórios eletrônicos, confecções.

Segundo o secretário municipal de Urbanismo, Deivison Alves, a obra realizada foi completa para melhoria do mercado. “Em todas as nossas obras de reforma, buscamos melhorar o que já existe e trazer novas melhorias”.

No mercado, além de reconstrução com tudo novo, foram executados 13 boxes de peixe, 4 de caranguejo, 8 de camarão, 15 de carne, 22 de hortifrúti, 11 de artesanato, 6 de mercearia, 4 de farinha, 8 de refeição, 6 de lanche, 8 de serviços, 5 de industrializados, 1 boxe de açaí e depósito de caroço. O prédio foi compreendido com espaço para Administração.

Foi feito, ainda, a recuperação da estrutura do telhado, bem como a troca de telhas e restauro dos detalhes históricos da fachada e da parte interna do prédio.

O fiscal da obra da Seurb, Gustavo Saraiva, destaca que todos os boxes são em alvenaria, acabamentos de parede finalizados em pintura ou revestimento cerâmico, dependendo da finalidade.

As portas são metálicas, a cobertura em lambri, além de instalações individuais de energia e água, com pias, tomadas e balcões de pedra.

Saraiva informa também que feito um piso novo de alta resistência, um sistema de drenagem novo, novas instalações elétricas e iluminação, cisterna e caixa d’água, rede de incêndio, sistema de proteção contra descargas elétricas e banheiros novos.

Deixe uma resposta