Segundo a pesquisa S&P Ratings Services Global Financial Literacy Survey (Pesquisa Global de Educação Financeira da divisão de ratings e pesquisas da Standard & Poor’s), publicada no site do Conselho Regional de Contabilidade de Goiás, o Brasil é o 74° em ranking global de educação financeira, atrás de alguns países mais pobres como Madagascar, Togo e Zimbábue.
A pesquisa verificou o nível de educação financeira de 144 países, um dos estudos mais extensos sobre o assunto já realizados no mundo.
Os resultados foram expostos depois de analisar se os entrevistados de cada país dominavam os seguintes conceitos financeiros básicos: aritmética, diversificação de risco, inflação e juros compostos.
Os participantes eram considerados educados financeiramente quando respondiam corretamente três das cinco perguntas, em ao menos três dos quatro conceitos acima citados.
No Brasil, apenas 35% dos entrevistados acertaram ao menos três dos quatro tópicos abordado. Também foi constatado a diferença entre os resultados entre homens e mulheres, 41% dos homens são educados financeiramente perante 29% das mulheres em nosso país.
Conforme o estudo, em razão da falta de conhecimento sobre finanças, produtos financeiros e empreendedorismo, muitas pessoas são excluídas do sistema financeiro e empreendedor.
Essa questão é crítica para o bem-estar financeiro da população e para a economia do país de maneira geral, à medida que pessoas capazes de tomar decisões financeiras sobre questões como poupança, moradia, orçamento, carreira e empreendedorismo, têm mais condições de usar seu potencial em diferentes áreas de sua vida.
Nesse sentido, o empreendedor Phelipp Coimbra traz a Belém a primeira escola extracurricular de empreendedorismo infantojuvenil do Brasil, a Mister Wiz, franquia que tem como cofundador o conhecido empresário Carlos Wizard Martins.
Além do Brasil, está presente em 5 países da Europa, sendo destaque mundial da mentalidade empreendedora para crianças e adolescentes, e no ensino de educação financeira e liderança construtiva, e promete mudar a vida financeira de crianças, jovens e pais, garantindo um futuro melhor dentro da nossa sociedade brasileira.
Segundo Phelipp: “Na Mister Wiz, as crianças e adolescentes aprendem de forma prática e teórica a educação empreendedora e financeira, garantindo conhecimento, organização e planejamento financeiro desde cedo, além disso, também desenvolvem a habilidade de fazer renda a partir daquilo que elas sabem ou que podem aprender a fazer, transformando sua vida financeira, de seus pais e de nossa sociedade.”
A mentora e responsável pedagógica pela unidade, a professora especialista Camila Pires, explica sobre a metodologia de ensino da instituição: “Através da metodologia internacional ativa de aprendizagem, estimulamos os alunos, por meio de diversos recursos interativos exclusivos, a desenvolver o conhecimento do empreendedorismo e educação financeira de forma prática e lúdica, o que acaba corroborando na aquisição de algumas habilidades socioemocionais como responsabilidade, organização, autocontrole, confiança, criatividade, colaboração, entre outras competências.”
A unidade Mister Wiz Belém inaugurou no último sábado, 03 de dezembro e está com matrículas abertas e preços promocionais de inauguração, localizada na Av. Alcindo Cacela, 1392, no bairro de Nazaré.