Divulgação
Morreu na manhã desta quinta-feira (2) aos 73 anos, um dos maiores ícones da televisão e do jornalismo brasileiro, Glória Maria. Decorrente de um câncer que começou no intestino e depois espalhou-se em metástase para o cérebro, o óbito se deu no hospital Copa Star, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A jornalista deixa duas filhas adolescentes.
Tendo alçado a fama na década de 70, Glória foi pioneira em diversos sentidos na TV, mas ela foi, sobretudo, uma das maiores referências para a população negra, em uma época onde o racismo era velado, escondido e opressor para as negras e os negros do Brasil. Ela foi a primeira mulher negra a se destacar no jornalismo brasileiro, e é vista como referência também dentro de seu campo de atuação profissional, pelo caráter ousado e inovador de seu trabalho.
Por conta disso, diversas personalidades foram às redes sociais manifestar reverência à sua representatividade e talento, enquanto símbolo de referência à pessoas negras e de inovação no jornalismo. “Se hoje tem um Emicida, é porque antes existiu uma Glória Maria”, disse o cantor Emicida. “Quem é mulher negra sabe da importância de vê-la na televisão”, disse a ministra da igualdade racial Anielle Franco.
Se hoje tem um emicida, é por que antes existiu uma Glória Maria.
Devastado por sua passagem amiga, e ao mesmo tempo, grato por ter tido a honra de poder te chamar assim.
Nossas aulas de natação vão ter que esperar…
Que a terra lhe seja leve professora.
😔🖤
— emicida (@emicida) February 2, 2023
Glória Maria mudou meu mundo, mudou o nosso mundo! E todos os passos dados por ela são seguidos por mim e por todas nós. Obrigada, Glória, muito obrigada! Te amo, minha amiga. 🖤😭 pic.twitter.com/s1mNQpuuPJ
— Taís Araujo (@taisdeverdade) February 2, 2023
É com enorme tristeza que o Brasil recebe a notícia da morte da jornalista Glória Maria. Glória foi uma das maiores na sua profissão, mas para além disso, foi uma referência, especialmente para a população negra deste país. Que nossos ancestrais a recebam em festa, Glória.
— Silvio Almeida (@silviolual) February 2, 2023
No dia da Rainha das Águas nossa querida Glória Maria nos deixou.
As águas rolaram nos olhos e corações de milhões de brasileiros que certamente amavam e admiravam essa que foi uma mulher negra pioneira em muitas conquistas. A maior da sua geração!— Margareth Menezes (@MagaAfroPop) February 2, 2023
Acabamos de receber a notícia de que Glória Maria faleceu. Meus sentimentos à família. Quem é mulher negra sabe da importância de tê-la visto na televisão. Glória é considerada a primeira repórter negra da televisão e sempre será lembrada como sinônimo de competência. pic.twitter.com/8X4lOXsCb2
— Anielle Franco (@aniellefranco) February 2, 2023
emicida sobre gloria maria 🥺🖤 pic.twitter.com/m9mhaV8qSO
— joão abel (@joaoabel_) February 2, 2023
Simplesmente devastada com a morte de Glória Maria. Tive o privilégio de conhecê-la em 2019, no lançamento da coleção de Paula Raia.
Uma precursora, que abriu caminhos para gerações de mulheres negras, não só no jornalismo, mas em diversas áreas.
Descanse em paz Glória! pic.twitter.com/lXUkV1EJAn
— ERIKA HILTON 🚩 🇧🇷 (@ErikakHilton) February 2, 2023
Mulher negra, mãe e jornalista negra que movimentou todas as estruturas desse país. Permitiu que meninas e mulheres negras se vissem em lugares de destaque, se vissem na televisão, se vissem gigantes.
Glória é eterna. Obrigada por tanto ❤️
— Lívia Duarte (@liviaduartepsol) February 2, 2023
Glória Maria quebrou paradigmas e abriu caminhos para todas as mulheres no jornalismo. Será para sempre exemplo de talento e coragem.
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) February 2, 2023
Recebo com muita tristeza a notícia da morte de Glória Maria, uma das maiores jornalistas da história da nossa televisão. Glória foi repórter em momentos marcantes do Brasil e do mundo, entrevistou grandes nomes e deixou sua marca na memória de brasileiros e brasileiras.
— Lula (@LulaOficial) February 2, 2023
Recebi com tristeza a notícia do falecimento de Glória Maria, jornalista que marcou nossas vidas e a história da TV brasileira, como a primeira repórter negra a entrar ao vivo numa transmissão no país. Minha solidariedade aos seus familiares, amigos e todos que sentem sua partida
— Edmilson Rodrigues (@EdmilsonPSOL) February 2, 2023
Que tristeza profunda. Glória foi pioneira, abriu portas para os negros fechadas desde sempre, abriu portas para o jornalismo com seu estilo único e ousadia libertária, mostrou o mundo ao Brasil, lutou com bravura. Que Deus console suas meninas. https://t.co/VuuYoBBEKK
— Míriam Leitão (@miriamleitao) February 2, 2023
🚨 VEJA: Jornalista Heraldo Pereira cai no choro ao falar de sua grande amiga Glória Maria. 😖🤍pic.twitter.com/6ww4lqpsPR
— POPTime (@siteptbr) February 2, 2023
Em choque com a perda dessa querida amiga. Você é um marco na história do nosso país. Foi muito bom acompanhar seu trabalho, e mais ainda, desfrutar da sua agradável companhia.
Sentirei falta de sorrir contigo.
Obrigado Glória. Te amo. 🤍 pic.twitter.com/cdH9TbYQ9m
— Lázaro Ramos (@olazaroramos) February 2, 2023
Por Ju Abe