Novo Mercado da Terra Firme já começa a virar realidade

Fotos: Joyce Ferreira/ Comus/ PMB

“Estou há 30 anos como permissionária aqui no Mercado da Terra Firme, uma vida acompanhando os problemas desse mercado, mas certa que essa reforma aqui um dia sairia para o bem de todos. Ver que está acontecendo nesse governo e ser ouvido por ele, é maravilhoso, porque foram muitos anos de abandono desse nosso espaço de trabalho”, disse a feirante Kueila Cristina Silva, membro da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis).

As obras do Mercado da Terra Firma, localizado na avenida Celso Malcher, são executadas pela Prefeitura de Belém e Governo do Estado. E nesta quinta-feira, 27, o prefeito Edmilson Rodrigues, acompanhado do membros da Cofins e do secretário de Economia (Secon), Apolônio Brasileiro, esteve no canteiro de obras, para acompanhar os serviços e conversar com os feirantes sobre as demandas deles.

“Objetivo desta minha visita é ver o andamento da obra e saio dela com a certeza de que em breve as dificuldades, hoje registradas, serão superadas. Quando concluída, essa obra vai proporcionar dignidade aos feirantes e nós vamos poder concluir o asfaltamento da avenida Celso Malcher, inaugurada recentemente”, disse o prefeito Edmilson.

Para a andamento da obra, foram remanejados 102 permissionários à feira provisória, que fica em frente ao mercado. Eles estão ansiosos para voltar a trabalhar no prédio assim que concluída, com previsão para o segundo semestre deste ano.

O permissionário Márcio Nóbrega já está nessa expectativa. “É uma felicidade ver que os serviços estão avançando, porque foram 16 anos de abandono. Acreditamos que vamos ter um novo mercado digno para trabalhar, porque foi planejada com a participação popular , nos dando a chance de envolvimento desse processo da reforma do mercado”.

Reformas nos Mercados de Belém 

A Prefeitura e Governo do Estado atuam em parceria em obras de reforma e revitalização do Mercado da Terra Firme, orçada em R$ 3.119.383,35. Além desse espaço, a união entre o Município de Belém e governo estadual gerou obras no Mercado de Icoaraci, na Feira e Mercado da Pedreira, Feira da Farinha do Guamá e Complexo do Guamá. 

No total, foram investidos quase R$ 50 milhões em melhorias desses espaços, um esforço que visa garantir aos feirantes e à população vender e adquirir alimentos e outros produtos com qualidade.

Para a realização das obras do Mercado de Icoaraci, os trabalhadores foram remanejados à feira provisória, com previsão de entrega para janeiro de 2024. Na Feira e Mercado da Pedreira, os trabalhadores já se encontram na feira provisória e a previsão de entrega da obra do espaço para o segundo semestre deste ano. No Guamá, os trabalhadores que atuam no Complexo de Feira do bairro aguardam a conclusão da feira provisória para que sejam remanejados. A entrega de reforma do espaço está prevista para janeiro de 2024.

Participação da comunidade – O remanejamento às feiras temporárias e das obras nos mercados municipais são acompanhados pelad comissões de Fiscalização (Cofis), eleitas e compostas pelos trabalhadores do espaço e moradores de cada bairro.

O conselheiro do Tá Selado, Eudimar Silva, agradece ao governo. “Estamos satisfeitos por acompanhar as obras e saber o que acontece ao longo desse processo. Estamos na linha de frente, fiscalizando tudo”, enfatizou.

Ao final do acompanhamento das obras, o prefeito seguiu para a escola municipal Parque Amazônia, recentemente reformada,  onde conversou com estudantes e professores.

Texto: Joyce Assunção, via Agência Belém

Deixe uma resposta