Equipes do Ministério das Cidades e Agência de Cooperação Alemã confirmaram ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, que o projeto de urbanização do Paracuri é um dos finalistas do DUS – Foto: Ryssa Tomé
Os representantes do Ministério das Cidades (MCID) e da Agência Alemã (GIZ Brasil) reuniram na tarde desta quinta-feira, 4, com a Prefeitura de Belém para confirmar a seleção da cidade entre os 12 municípios brasileiros escolhidos para a segunda fase do Projeto Desenvolvimento Urbano Sustentável (DUS).
O encontro foi realizado no Gabinete Municipal e tratou da Requalificação Urbanística e Macrodrenagem da Bacia Hidrográfica do Paracuri, projeto inscrito pela Prefeitura de Belém no DUS e selecionado. Durante a reunião, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou um termo de adesão e compromisso da Prefeitura de Belém com o projeto DUS.
“É necessário ter projetos e buscar parcerias com instituições que possam dar apoio técnico e financeiro. Essa reunião foi importante, pois reuniu o Ministério Alemão, a Agência de Cooperação Alemã e o Ministério das Cidades. Nós, entre 130 projetos, fomos selecionados entre os doze finalistas para serem escolhidos seis”, explica o prefeito Edmilson Rodrigues.
Apresentação
O titular da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), Cláudio Puty, apresentou o projeto do Paracuri e as necessidades da área, que visa a reduzir os alagamentos, preservar as áreas verdes, oferecer equipamentos públicos de lazer, entre outros benefícios.
Para a diretora da Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Ministério das Cidades, Cristiane Scorza, o projeto do Paracuri se encaixa em tudo que o DUS busca. “Tudo que pretendemos com esse tipo de projeto do DUS é implementar esse conceito de desenvolvimento urbano sustentável”, ressaltou.
O resultado da seleção que escolherá os seis projetos vencedores será divulgado no mês de agosto deste ano. Os vencedores terão apoio técnico para desenvolverem as ações e os projetos executivos financiados.
“É um prazer a GIZ apoiar esses tipos de projetos, como o do Paracuri, que vai trazer um benefício social, sustentável e econômico para toda a região”, informou Michael Rosenauer, diretor nacional da GIZ.
Via Agência Belém