Desabamento das 13 sacadas do edifício Cristo Rei pode ter causa em infiltração na sacada da cobertura do edifício, que tem uma piscina (Agência Belém)
Por volta das 12h do último sábado, 13, ocorreu o desabamento das sacadas do edifício Cristo Rei, no bairro da Cremação, em Belém. No mesmo dia, a Defesa Civil de Belém realizou vistoria técnica no local. O relatório da Defesa Civil está pronto e sendo repassado para os órgãos competentes: Seccional da Cremação, Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e Corpo de Bombeiros.
Infiltrações
Nele, a Defesa informa a situação estrutural do imóvel. A autorização para o retorno dos moradores cabe ao Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa, ocorreram infiltrações e as armaduras ficaram expostas à água, acarretando corrosão nas ferragens da sacada da cobertura, a qual tem uma piscina.
Com isso, a Defesa Civil explica que “possivelmente as infiltrações potencializaram a ação do desabamento. Supostamente, as sacadas podem ter entrado em colapso por conta de infiltrações. A confirmação do que realmente aconteceu somente a perícia pela Polícia Científica pode proporcionar”, completa o laudo.
A Defesa ressalta que sempre depende do acionamento do Centro Integrado de Operações (Ciop) da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup-PA) para poder diligenciar quanto às vistorias técnicas. E destaca também que só pode fazer a averiguação técnica após liberação do local por parte do Corpo de Bombeiros.