A Secretária de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Denise Motta Dau, da Secretaria Nacional de Política para as Mulheres, e a titular da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Lívia Noronha, visitaram nesta quarta-feira (21), o terreno onde será construído a primeira Casa da Mulher Brasileira de Belém, próximo ao Portal da Amazônia, no bairro do Jurunas. Também acompanhou a visita, Benedito Costa, Assessor de Relações Comunitárias do Programa de Saneamento da Estrada Nova.
O espaço de 6 mil metros quadrados, avaliado em R$ 12 milhões, foi cedido pela Prefeitura de Belém ao governo federal, em maio deste ano.
O complexo, que será construído na capital do Pará, faz parte do programa nacional “Mulher, Viver sem Violência”, desenvolvido Ministério das Mulheres, e compreende um centro de atendimento humanizado e especializado no atendimento à mulher em situação de violência doméstica, reunindo em um mesmo espaço Juizado Especial voltado para o atendimento; núcleo especializado da Promotoria, núcleo especializado da Defensoria Pública, Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, alojamento de passagem, brinquedoteca, apoio psicossocial e capacitação para a sua autonomia econômica.
“Muito em breve teremos a Casa da Mulher Brasileira em Belém, ocupando 6 mil metros quadrados do Jurunas, bem na Orla de Belém, uma inovação no atendimento humanizado às mulheres. Estamos juntas com o governo federal pela vida das mulheres de Belém”, comentou Livia Noronha.
O prefeito Edmilson Rodrigues assinou o termo de doação do terreno, em maio. “O primeiro ato para uma política pública importante em benefício das mulheres de Belém”, disse o prefeito na ocasião.