Obras da Vila da Barca que ficaram paradas por 16 anos, estão avançadas. Novo projeto será realizado ao lado deste local.
A Vila da Barca, bairro de Belém identificado pela extrema precariedade de moradia, em palafitas, deve ser urbanizado e modernizado, valorizando a cultura ribeirinha. É o objetivo do projeto, preliminar, de habitação e urbanização da Nova Vila da Barca que a Prefeitura de Belém detalhou, para a Caixa Econômica Federal, na tarde desta terça-feira, 29, em reunião on-line.
A nova Vila da Barca, no bairro do Telegráfo, será localizada ao lado do empreendimento de 200 casas em construção no local e que já estão com obras avançadas. Toda o projeto da Nova Vila da Barca será avaliado por representantes da Secretaria Nacional de Habitação para captação de recursos.
O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, participou da reunião on-line e destacou que esse tipo de empreendimento pode ajudar a resgatar a cultura e o modo como o belenense se relaciona com o rio. “Palafita pode ser sinônimo de liberdade. Vai nos ajudar a criar uma cultura. Uma relação harmônica entre a cidade e o rio, a natureza”, afirmou o prefeito.
Pioneiro – José Raiol, da Coordenação de Projetos Especiais da Prefeitura, explicou que o projeto solicitado pelo prefeito Edmilson Rodrigues ocorreu após ele ter entrado em contato com a Secretaria Nacional de Habitação e Caixa Econômica Federal e surgir a orientação para que Belém desenvolva um projeto pioneiro, que demonstre para o Brasil, que é possível fazer habitação de interesse social em forma de palafitas (habitações suspensas sobre áreas alagadas ou sobre águas). “São habitações para as pessoas que têm a sobrevivência econômica das condições do contato com o rio”, esclarece o coordenador de Projetos Especiais do município.
De acordo com a Sehab, a meta de construção de casas na Vila da Barca foi reduzida na gestão anterior, prejudicando o número de moradias para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade. “A Prefeitura de Belém conseguiu negociar recursos com o Ministério das Cidades para essa obra que nós vamos chamar de Nova Vila da Barca”, explicou o secretário municipal de Habitação, Rodrigo Moraes.