Foto: Danielly Gomes/ Agência Belém
A equipe do Núcleo de Planejamento (Nusp) da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma) apresentou a prestação de contas das ações em saúde, do último quadrimestre de 2020 até o primeiro quadrimestre de 2023, para os vereadores da capital. A apresentação aconteceu na manhã desta segunda-feira, 2, no plenário da Câmara Municipal de Belém.
O secretário municipal de saúde, Pedro Anaisse, fez a abertura dos trabalhos na casa legislativa lembrando dos esforços da Prefeitura de Belém no combate e mitigação da pandemia de covid-19; a manutenção da oferta dos serviços; e a necessidade de novas ações, mesmo em meio às dificuldades enfrentadas no financiamento da saúde. O titular da pasta falou ainda dos cinco projetos estruturantes voltados para melhorar a saúde na capital.
O primeiro deles é a ampliação da Atenção Primária à Saúde, que deve aumentar (dos atuais 28% para 70%) a cobertura da estratégia Saúde da Família, já em fase de implementação com a estruturação das equipes. Completam o pacote os projetos Saúde Digital, E-SUS Metropolitano, Teto MAC Belém e o estudo da rede Belém e Região Metropolitana. “Estas ações, juntas, irão qualificar, humanizar e melhorar, significamente, os serviços de saúde de Belém”, destaca o secretário.
Balanço
A coordenadora do Nusp, Maria José Diniz, apresentou o balanço do último quadrimestre de 2020. Marcado pelo início da pandemia da covid-19 em Belém, o período teve sobrecarga no serviço de saúde. “Foi um período desafiador, mas a equipe da Sesma não mediu esforços para atender à população de Belém”, reforçou Diniz.
O diretor do Departamento de Assistência à Saúde (Deas), Vitor Nina, apresentou a prestação de contas referentes aos anos de 2021 e 2022. Período marcado pelo recrudescimento da pandemia, mas também pelo avanço da vacinação e diminuição das internações e das mortes por covid-19. Além da retomada e reorganização das ações em saúde. “O sistema SUS demonstrou a sua importância, no atendimento à população e no combate à pandemia por meio da vacinação. Ainda neste período, mesmo em meio às dificuldades, inauguramos serviços importantes, como a Casa Rua e a UBS Fluvial”, destaca Nina.
A prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2023 fechou a apresentação da balanço.
Gestão desafiadora
O vereador Ígor Andrade (Solidariedade), que presidiu a sessão, agradeceu à gestão e à equipe da Sesma pela apresentação da prestação de contas e lembrou o quanto é desafiadora a gestão da saúde de Belém. “É sempre importante lembrar que os dois únicos prontos-socorros que atendem no sistema porta aberta são os de Belém, e acabam atendendo à demanda de outros municípios do Estado. Isso ajuda a explicar a sobrecarga e a dificuldade no funcionamento pleno dos serviços”, completou o vereador Ígor Andrade.