Fotos: Paloma Lobato/ Ascom/ Semma
A campanha de arrecadação de lixo eletrônico desenvolvida pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com o Instituto Descarte Correto, realizou uma ação nesta sexta feira, 10, no bairro do Marco.
“Nós temos essa preocupação de facilitar a vida da população. Por isso, criamos esses pontos itinerantes, em bairros distintos de Belém, a fim de estimular a população a contribuir com a melhoria do meio ambiente. É importante que esse trabalho seja coletivo, não apenas para arrecadarmos esses materiais, mas mostrar o quanto é importante não descartarmos esses materiais em canais, lixos doméstico, em espaços públicos ou áreas privadas”, destaca a secretária de Meio Ambiente de Belém, Christiane Ferreira.
Receptividade – A campanha tem sido bem aceita por toda a população em diversos pontos da cidade. No bairro do Marco, isso não é diferente. Diversos moradores que residem no Marco e nos arredores levaram o lixo eletrônico acumulado em casa para descartar no local de arrecadação.
Para a economista Cristiane Rendeiro, que saiu do bairro do Guamá até o ponto de arrecadação no Marco, a ação realizada pela Prefeitura de Belém é fundamental para conscientizar a população sobre o descarte correto desse tipo de material.
“A gente sabe o quanto é importante descartar esse lixo em um lugar correto. Eu estava cheia de coisas em casa. Então, essa iniciativa foi maravilhosa, importantíssima não apenas para ‘desentulhar’ a casa, mas para manter a preservação do meio ambiente. Jogar isso na natureza é um perigo, já que esse material nunca vai se decompor e ainda pode contaminar o solo e a água”, ressalta.
Educação ambiental
A campanha de coleta de lixo eletrônico é fundamental para destacar a importância da conscientização da população, assim como garantir incentivo à participação em programas de logística reversa, mostrando que é possível reduzir a geração de resíduos, proteger o meio ambiente e promover a economia circular.