Obras do Tucunduba são entregues à população no aniversário de Belém

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e governador do estado do Pará, Hélder Barbalho, entregaram  aos moradores do bairro Terra Firme, o terceiro e último trecho da etapa das obras do Canal do Tucunduba. Foto: Alex Ribeiro / Ag.Pará

No dia em que a cidade de Belém comemora aniversário de 406 anos de fundação, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e governador do estado do Pará, Hélder Barbalho, entregaram  aos moradores do bairro Terra Firme, o terceiro e último trecho da etapa das obras do Canal do Tucunduba. Iniciado na década de 1990, o projeto se arrastou por décadas. Em 2019, a atual gestão estadual tomou a conclusão da obra no canal como prioridade. Desde então os serviços foram intensificados nos três trechos que compunham o projeto. As obras iniciaram na primeira gestão do Prefeito Edmilson Rodrigues (1997-2000) e, posteriormente, passou a ser executado pelo Governo do Estado do Pará. Os dois primeiros, que compreendem o perímetro entre a rua São Domingos e a Rua 2 de Junho, foram entregues à população no início de 2021 e o terceiro, no perímetro entre a Rua 2 de Junho e a Travessa da Vileta, foi entregue nesta quarta-feira (12).

Com a conclusão desta etapa de obras no canal, o Estado dá um passo importante para solucionar os problemas de alagamentos, garantindo mais infraestrutura e qualidade de vida para mais de 300 mil pessoas, em bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco. Além da correção da estrutura do canal para garantir a vazão da água, o projeto também contemplou a urbanização da área, com pavimentação asfáltica e construção de praças, parques infantis e quadras de esporte.

“Esta é uma obra histórica que soluciona um dos maiores e mais graves problemas da nossa capital, onde bairros como o Guamá, Terra Firme, Canudos e Marco sofriam com alagamentos. A partir das obras de infraestrutura no canal do Tucunduba isso se soluciona. Fico feliz por, no dia do aniversário de Belém, podermos estar entregando essa obra estruturante que traz dignidade e qualidade de vida para estas comunidades.” Helder Barbalho.

Para o prefeito do município de Belém, Edmilson Rodrigues, a conclusão da obra representa um momento de emoção para todos que acompanharam o desenvolvimento e os desafios para a execução dos serviços no canal. “Hoje é um momento muito emocionante da minha vida. Parabenizo toda a comunidade pela resistência, por não desistirem do sonho de ver esta obra concluída. Em pouco mais de dois anos, felizmente vimos a obra ser retomada. Parabéns ao Governo, falo como prefeito e também como cidadão de Belém. Este é um sonho realizado. Ainda tem muita coisa a ser feita, mas este momento é de reconhecimento.” declarou o gestor municipal.

Ao todo, o projeto inicial de Macrodrenagem, em seu três trechos, contou com investimentos na ordem de R$ 250 milhões. A realização das obras também garantiu a geração de cerca de 1200 vagas de trabalho, garantindo renda para trabalhadores locais.

Iluminação – Com as obras do terceiro trecho do Tucunduba finalizadas, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), já iniciou a instalação de 93 pontos de iluminação em LED, ao longo da avenida Tucunduba.

Deixe uma resposta