Foto: divulgação redes sociais (arte Cleber Cajun)
Faleceu neste sábado (29), a cantora paraense Karen Tavares, vítima de complicações causadas por um quadro de Leucemia Mieloide Aguda. Karen morreu no hospital Porto Dias, onde estava internada desde que descobriu a doença.
A artista, que também foi fisioterapeuta com atuação na rede pública municipal de Belém, deixou uma filha ainda infante.
Dona de um timbre original e preciso, Karen ganhou notoriedade na cena do samba belenense, interpretando canções de compositores paraenses consagrados como Carla Cabral, Allan Carvalho, Diego Xavier, Dudu Neves, Márcio Macedo e André Nascimento. A artista possuía gosto peculiar na escolha de seu repertório, flertando com uma temática mística espiritualizada e uma estética de arranjos sofisticados.
Além do talento e gosto singulares, ela nutria amizade e parceria profícuos com artistas da cena belenense, o que levou seu último trabalho, o álbum “Mandou Chamar” (2021), conquistar o Prêmio Amazônia de Música na categoria “melhor álbum de MPB”, em junho deste ano. Tais parcerias Karen sempre fez questão de enaltecer, citando-os como os verdadeiros “patrocinadores” de sua carreira. “Mandou Chamar é um chamado independente. E assim o foi do início ao fim, contando com o patrocínio do talento de vários artistas e amigos”, disse ela, ao agradecer o reconhecimento, em suas redes sociais.
Ao saber da triste notícia, autoridades, personalidades e artistas paraenses foram às redes sociais expressar sentimentos pela perda e apoio aos familiares.
Minha solidariedade à família e amigos da Karen Tavares, que fez sua passagem neste sábado, 29. Muito querida por mim essa cantora extraordinária. Militante da saúde mental, da musicalidade e do acolhimento às pessoas em situação de rua. Apaixonada pelo SUS.
+— Lívia Duarte (@liviaduartepsol) July 29, 2023
Sempre será um dia triste o dia que morre uma mulher, artista, mãe, educadora, Filha de Santo.
Hoje não seria diferente. Vá em paz, Karen. 🖤✨— Miss Pratinha (@misspratinha) July 29, 2023
Por Ju Abe