Com apoio da Prefeitura, esportistas garantem 42 medalhas de ouro, 15 de prata e 14 de bronze para Belém

Projeto Brinca Belém fez sucesso com a população de Belém (Vito Gemaque/Sejel/ PMB)

A Prefeitura Municipal de Belém (PMB), por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), chega à marca de dois anos de gestão comemorando o sucesso de várias ações de esporte e lazer oferecidas durante este período para pessoas de todas as idades.

O órgão realizou projetos como Saúde +, Escola de Esporte, o Intervalo Pai D’égua, destinado a mães de crianças que participam de ações na Aldeia Cabana, Momento do Servidor, e criou a Instrução Normativa, para apoiar a participação de atletas amadores em competições.

Por meio da Instrução Normativa, 75 processos, em diferentes modalidades, foram deferidos neste ano, com valores financeiros para ajudar os atletas a custear despesas com viagens para competições nacionais e internacionais.  Um total de R$ 294.655,32 foi investido. O incentivo foi recompensado com 42 medalhas de ouro, 15 de prata e 14 de bronze.

Verão da Gente

Durante o último mês de julho, a Sejel, em parcerias com as Agências Distritais de Mosqueiro, Icoaraci e Outeiro, proporcionou uma vasta programação esportiva e de lazer nesses distritos. Os eventos e competições fizeram parte do Verão da Gente, da Prefeitura de Belém. Os servidores da Sejel levaram alegria para pessoas com deficiência (PCDs) durante três sábados consecutivos de julho, na praia do Farol.

Os PCDs puderam participar do banho acessível com todo o suporte e estrutura da equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer de Belém. A atividade foi realizada com duas cadeiras anfíbias, especiais para a areia e água.

Vito Gemaque/ Sejel/PMB

Além dos banhos acessíveis, a programação da Sejel em Mosqueiro, durante o Verão da Gente, contou com a Corrida do Sol, travessia a nado, torneios de futebol de areia, vôlei e rugby, aulas de funcional, hidroginástica, ritmos, aeróbica, yoga, dança do ventre e dança inclusiva. Para a criançada de Mosqueiro houve brincadeiras, pintura e distribuição de guloseimas através do Brinca Belém, que também ocorreu, durante o mês de julho, no Portal da Amazônia, e em Cotijuba.  Cada programação contou, em média, com uma participação de 70 pessoas.

Em Outeiro, a programação esportiva do Verão da Gente teve torneios de futebol de areia e voleibol. Em Icoaraci, além das competições de vôlei e futebol, houve um torneio de boxe.

Escola de Esporte

Outro projeto de destaque oferecido pela Prefeitura de Belém, através da Sejel, desde o início deste 2022, foi a Escola de Esporte. O projeto oferece aulas gratuitas de voleibol, handebol, basquetebol, futsal e karatê no Complexo Esportivo Doroty Stang, no bairro da Sacramenta. 250 crianças e adolescentes foram matriculados ao longo deste ano.

Oportunidades e incentivo às atividades físicas

Em 2021, mesmo com as limitações impostas pela pandemia da Covid, a Prefeitura, através da Sejel, ofereceu oportunidade profissional aos jovens e senhoras, além do incentivo à prática de atividades físicas.

No eixo da Juventude foi criado o projeto Oportunize, que oferta cursos profissionalizantes gratuitos de horticultura e plantas ornamentais. A Sejel proporcionou a quase 40 jovens, de 18 a 32 anos, de baixa renda, aprendizados para a obtenção de uma fonte de renda.

Mas os jovens não foram os únicos beneficiados pelos cursos proporcionados pela Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer. O Espaço Esportivo e Cultural Mestre 70, situado no bairro do Guamá e administrado pela Sejel, ofereceu sete cursos de artesanato a senhoras da comunidade. Por meio deles, cerca de 150 mulheres tiveram a chance de aprender a fazer peças para vender, e assim, obter uma renda.

Além dos cursos de artesanato, o Espaço Mestre 70, em parceria com projetos voluntários de esporte, cedeu sua quadra para a realização de escolinhas e torneios de futsal e volêi beneficiando a crianças e jovens do bairro do Guamá. Recentemente, a Sejel expandiu o trabalho com o projeto Dance Comigo para o público em geral.

Saúde e bem-estar

Enquanto Secretaria de Esporte e Lazer, o órgão também se preocupou em promover o incentivo à prática de atividades físicas. Para isso, no mês de setembro de 2021 teve início o Saúde+. O projeto oferece atividades físicas coletivas gratuitas na Aldeia Cabana, de segunda a quinta-feira, com aulas diurnas e noturnas. Os treinos incluem ginástica funcional, dança, aeróbica e alongamento.

Cerca de 360 pessoas, na maioria moradoras do bairro da Pedreira, estão sendo beneficiadas com as atividades físicas. Antes de iniciar os treinos, cada inscrito passa por uma avaliação física, que se repete a cada três meses. Todas as aulas são orientadas por profissionais de educação física.

“O Saúde+ mudou a minha vida. Comecei a frequentar as aulas desde o início do projeto e perdi 25 kg! Ganhei saúde e venci a depressão e ansiedade. Aqui fiz amigos e só tenho a agradecer a esse projeto maravilhoso da Prefeitura e Sejel”, comemora a assistente administrativa Cristina de Oliveira, 55 anos.

“Como aposentado da Marinha, eu estava sedentário e entediado em casa. Soube das atividades físicas do Saúde+ e comecei o projeto há um ano. Perdi 5 kg e ganhei saúde e muita disposição”, conta Francisco Estácio, 60 anos.

Syanne Neno/ Sejel/ PMB

Inauguração

Uma das ações de maior destaque da Sejel, neste 2022, foi a entrega da nova praça Benedito Monteiro, no bairro do Guamá, com espaços revitalizados para o esporte e lazer, além de uma intervenção artística inovadora do projeto da Psica Produções, contemplado pelo edital Preamar de Cultura e Arte. A praça foi entregue à população no dia 20 de agosto.

Também no dia 20 de agosto deste 2022, a Sejel realizou, na Aldeia Cabana, o Conexão Offline, um evento de RPG e literatura, com a participação de 100 pessoas. A ação foi em parceria com coletivos de jovens produtores de conteúdos relacionados ao RPG, um jogo em que as pessoas interpretam seus personagens e criam narrativas que giram em torno de um enredo.

Durante estes dois anos, a equipe de servidores da Sejel também esteve levando lazer e aulas de dança à comunidade, em parceria com outros órgãos da Prefeitura, em eventos da PMB.  As atividades lúdicas também vêm sendo desenvolvidas em vários bairros de Belém.

“Chegamos a esses dois primeiros anos do governo da nossa gente, com o sentimento de termos superado as dificuldades e restabelecido as ações de esporte e lazer de maneira mais democrática e inclusiva para a população de Belém. Mesmo diante de todas as dificuldades impostas pela pandemia, a Sejel desenvolveu trabalhos diversificados para vários públicos”, destaca  a secretária municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Carolina Quemel.

De acordo com a secretária, em 2023, a missão é continuar com os projetos desenvolvidos, com a perspectiva de ampliá-los. “Em janeiro teremos a inauguração de um novo espaço de lazer, desta vez direcionado aos pets, na Domingos Marreiros esquina com a Avenida Doca de Souza Franco, e a Corrida de Belém 2023 para comemorar o aniversário da cidade e os 15 anos da criação desta secretaria”, finaliza Carolina Quemel.

Texto: Vito Gemaque, via Agência Belém

Deixe uma resposta